domingo, novembro 01, 2009

O que o Produtor Cultural Independente fez em outubro de 2009


Imagem livre do site www.morguefile.com


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)



Em outubro o Produtor Cultural Independente deu uma atenção especial para a organização do setor cultural brasileiro. Divulgou o seminário "O Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura", o II Congresso de Cultura Ibero-Americana, o Festival Independente 3º CONTATO, a II Conferência Municipal de Cultura de Niterói, a audiência pública "Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais" e o "6° Encontro da Mídia Legal", a MOLA 2009 (Mostra Livre de Artes - Circo Voador) e ações importantes como II Fórum Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, Prêmio Orilaxé 2009, X Sarau das Artes na Freguesia, II Jornada Cultural, IV JORNADA CULTURAL NA BAIXADA FLUMINENSE, todos no estado do Rio de Janeiro, e apresentação da diretoria Associação Cultural do Rock Francisquense, em Santa Catarina.

Além disso, buscou apresentar dicas práticas para o exercício da atividade de produtor cultural, tratando temas como a clareza, comunicação, atendimento para um novo mercado cultural, delegação e planejamento para 2010.

Ação e reflexão são imprescindíveis. Para isso o Produtor Cultural Independente apresentou dicas de conteúdos como trecho do texto "Cultura e Desenvolvimento" de Cláudia Leitão e trecho do filme "1,99 Um Supermercado Que Vende Palavras" de Marcelo Masagão, a pesquisa "Dossiê Universo Jovem MTV", o livro do AfroReggae "Cultura é a nossa arma", o programa "Radar" do site Showlivre.com, a matéria "Nossa aposta" de Armando Antenore, sobre a carreira da atriz Cecília Homem de Mello e o show realizado pelo U2 transmitido pelo Youtube.

Por fim, o Produtor Cultural Independente criou um novo serviço. Trata-se do "Labirinto", um post onde são publicadas consultorias gratuitas que são realizadas para algumas questões selecionadas dentre as várias recebidas dos leitores do blog.

Obrigado pela oportunidade de poder compartilhar todos estes conteúdos e idéias com vocês. Muito obrigado pelos e-mails enviados com sugestões, perguntas e críticas.


Um grande abraço,

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Nenhum comentário: