quarta-feira, outubro 21, 2009

Ações de organização da produção cultural independente brasileira


DNA


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Cada vez mais recebo informações sobre novas iniciativas que estão moldando um novo setor de produção cultural independente no Brasil.

Em várias cidades estão sendo realizadas conferências municipais de cultura. Muitas delas já são preparatórias para a II Conferência Nacional de Cultura que irá acontecer em 2010. Mesmo sendo uma proposição do governo federal, estes espaços públicos de participação da sociedade civil organizada aglutinam muitas pessoas do mercado cultural independente, que podem dar um pouco de visibilidade ao que estão fazendo e conhecer outros produtores e artistas independentes.

Recebi da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores do município do Rio de Janeiro a informação que hoje acontecerá um debate sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura.




Fiquei sabendo que também ocorre hoje no Rio o Prêmio Orilaxé 2009, premiação do Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) para quem faz importantes transformações, exerce plenamente a cidadania e contribui para diminuir a injustiça social. O evento sociocultural deste ano terá como tema a poética social.





Há poucos dias recebi informações do Centro Acadêmico Mario Lago, dos alunos do Curso de Tecnologia em Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, de Nilópolis, informando que no dia 23 de outubro ocorrerá o X Sarau das Artes na Freguesia,



que dia 05 de novembro ocorre a II Parada da Cultura



e que em dezembro ocorre a



4ª IV JORNADA CULTURAL NA BAIXADA FLUMINENSE nos dias 3, 4 e 5, no SESC São João de Meriti, uma promoção do Centro Acadêmico, SESC e a FASE. O encontro será NA Baixada, não exclusivamente PARA a baixada ou DA Baixada.

Os objetivos principais da IV Jornada serão:
·Ampliar a visibilidade de grupos artísticos / culturais,
·Mobilizar a economia da cultura e
·Fortalecer a rede de grupos e iniciativas artísticas e culturais

Um dos frutos gerados pela edição anterior foi à criação da Rede de Cultura, que concentra e multiplica informações para pessoas que desejam mobilizar a arte e a cultura no estado do Rio de Janeiro.

Informações:
Produtor Flávio Rocha – (21) 3027-1242 / 9680-4040 / 8692-0291
SESC SUQUE DE CAXIAS - Kely Pinheiro – (21) 3659-8377
SESC NOVA IGUAÇU - Wilker Paulo – (21) 2797-3046
SESC SÃO JOÃO DE MERITI - Anna Previato – (21) 2755-7237
SESC RAMOS - Marcos Rogério – (21) 2290 - 3614


Lá no estado de Santa Catarina, região Sul, acontece no dia 7 de novembro no município de São Francisco do Sul a apresentação da diretoria da Ecos - Associação Cultural do Rock Francisquense.



A participação dos produtores culturais independentes nestes eventos é muito importante.

Nenhum comentário: