sábado, outubro 24, 2009

Produção Cultural Independente também é entender de comunicação


Robert De Niro em "Wag the dog"


Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Eu acredito que a alfabetização para as mídias (como ler o que não está escrito?) é uma disciplina fundamental na construção do novo campo de conhecimento que é a produção cultural independente.




Em outubro de 2008 eu republiquei uma reportagem sobre este tema originalmente publicada na revista Mídia Com Democracia, nº 1, de janeiro de 2006.


Me lembrei então de indicar aos meus colegas produtores culturais independentes que aproveitem uma parte do tempo livre do final de semana para aprender um pouco mais sobre comunicação. Passem em alguma locadora, peguem emprestado com alguém ou baixem da internet o filme "Mera Coincidência" (Wag the dog, 1997).




Compare o que você assistiu e pense se é possível isso acontecer com a divulgação de algum produto ou serviço cultural. Mera coincidência?

Um comentário:

Lívia Gusmão disse...

Ótima dica. Quando vi esse filme, passei até a duvidar de que o homem sequer um dia pisou na lua. Toda imagem (isso inclui marcas) é construída dia após dia. Se muitas empresas ainda patinam no assunto, o que dizer sobre artistas?
A criação de plateia não existe, da mesma forma que não existe criar necessidade. Ou seja, identificamos a plateia e, para formá-la, é necessário passar pelo processo de cativá-la primeiro. Para isso, "o artista tem de ir aonde o povo está" e, desta forma, fortalecer sua imagem perante seu público que, possivelmente, ele nem saiba que exista.