domingo, outubro 18, 2009

Clareza: pense mais sobre a idéia que você deseja passar para os outros


(clique para aumentar e ler a mensagem)
Copyleft Fábio Yabu/Chris "archi3d"



Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Olhando o cartão de ano novo acima, dá para perceber uma qualidade fundamental na comunicação de uma idéia: clareza. Clareza sobre o que se quer, sobre o que se está buscando, sobre como se pretende executar uma idéia. Este é o ponto de partida para sensibilizar alguém para ser seu parceiro em uma ação cultural.

Quando você encontra alguém para falar sobre algo que pretende fazer, lembre que neste instante a pessoa que ouve você:

- pode estar praticamente sem tempo para fazer qualquer outra coisa e talvez não esteja muito interessada em ouvi-lo;

- pode gostar da sua idéia mas achar que por ser algo muito novo não vale a pena arriscar; pode preferir esperar ver se realmente terá um bom resultado para somente depois se integrar ao seu projeto.

- pode gostar muito de você mas não entender o que você está querendo.


A clareza sobre o que você quer facilita buscar pessoas que provavelmente possam ter interesse no que você tem a dizer. Você ganha tempo e evita desperdício de energia.

A clareza sobre o que você está buscando ajuda a argumentar com mais segurança a importância e os benefícios de um parceiro investir no seu projeto.

A clareza sobre como pretende executar suas idéias auxilia nas duas questões anteriores: facilita identificar objetivamente que profissionais são necessários para o sucesso do projeto e mostra aos futuros parceiros que você planejou cuidadosamente o que pretende executar.

Veja algumas das dicas publicadas na matéria "O Valor da Clareza" de Luiz Costa Pereira Junior, na edição nº41 da Revista Língua Portuguesa:

- tenha em mente o projeto de texto que você se propõe;
- confira se o texto flui ponto a ponto;
- verifique se as afirmações se antecipam a eventuais indagações do leitor;
- corte o que for irrelevante;
- não omita informações; não exagere nos detalhes;
- não se desvie do assunto.



Para aprofundar, leia a reportagem na íntegra.

Então, antes de dizer para alguém "ei, vamos fazer uma parceria?" e ficar esperando que a pessoa surpresa com a pergunta aceite, pegue caneta e papel ou sente na frente do micro e detalhe melhor a sua idéia.

Ficou claro?

Nenhum comentário: