domingo, outubro 02, 2011

O meu trabalho é o produto do que escolhi fazer





Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Eu não concordo com as ideias de Adorno sobre indústria cultural.

Se você já conhece Adorno e é um fã dele, por favor, não se zangue. Eu não sou doutor ou PhD em comunicação. Também não sou formado em filosofia, sociologia ou antropologia. Sou um produtor independente. A ideia deste texto é bem simples: mostrar um ponto de vista de alguém que reflete sobre como muitas pessoas utilizam a noção de industrial cultural de Theodor Adorno para justificar atitudes equivocadas em tempos de economia criativa.

Este texto é dividido em quatro partes. Primeiro vou dizer quem é Adorno. Depois vou me apresentar. Feitas as apresentações, vou falar sobre a noção de indústria cultural de Adorno e por fim vou falar o motivo da minha discordância. Como trata-se de um texto rápido, tomarei como base a Wikipedia.

Leia o texto na íntegra no site Overmundo.com.br


*********************************************************************************

Leia também:

Novos conceitos: Produtor Cultural Independente fala sobre presença digital saudável e organização de shows para universitários no RS

Contribua com a formação de produtores: apoie a realização da oficina Aprenda a Organizar um Show no Festival Cultura Digital.BR

Economia criativa: conheça o Melody Box, um portal para quem quer distribuir e ouvir música

Comprador & Imagem: leve sua música para o exterior

Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 148.827 visitas e 329.440 visualizações.

Obrigado! Realize você também!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: