segunda-feira, setembro 26, 2011
Comprador & Imagem: leve sua música para o exterior
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Ano passado, fui um dos palestrantes convidados pela Fundação Aperipê, do governo do Estado de Sergipe, que participou da programação de comemoração dos 15 anos da rádio FM 104.9.
Na tarde de 17 de dezembro, assisti na biblioteca Epifânio Doria o produtor Paulo André falar sobre a experiência do Porto Musical na mesa "Música e Exposição". Depois me reencontrei com ele. Recebi de sua mãos o CD "Abril Pro Rock 2010". Muita coisa boa. Quem não conhece, vale a pena conhecer. Tem Siba, Na Massa, Pato Fu, Mundo Livre S/A, Nevilton, Plástico Lunar, Wado, DJ Dolores, Instituto Mexicano Del Sonido, Plastique Noir, Camarones Orquestra Guitarristica, Ratos de Porão, Claustrofobia, Eminence e Terra Prima. Mas a diversidade cultural só estava começando.
Após a mesa do Paulo André, participei da mesa "Música e Ação" junto com a Marinilda Bertolete Boulay, autora do "Guia do Mercado Brasileiro da Música", e a Tereza Accioly, presidente da "Sociedade dos Forrozeiros Pé Serra" de Pernambuco.
Terminada a nossa mesa, assisti a mesa seguinte que era "Música e Exportação" com David Peter Mcloughlin. Após a atividade, conheci o David e ele me entregou a coletânea "The New Brazilian Music Vol. 3".
Clique aqui e escute a coletânea
Trata-se de um álbum duplo de promoção da nova música brasileira no exterior, que reúne artistas como Otto, Mallu Magalhães, Patricia Polayne, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, entre outros. É uma mostra com 35 artistas. Para minha surpresa, vi que consta a música "Marta", que faz parte do cd "Um olho no fósforo, outro na fagulha", da Pata de Elefante, do qual fui um dos produtores executivos, junto com o músico e compositor Gustavo Telles.
Fiz esta breve apresentação para dizer que considero o David um profissional sério, atento a cena musical brasileira contemporânea. E em breve ele estará no Rio de Janeiro, pois ele acompanha o projeto "Comprador & Imagem”, do Brasil Music Exchange. O projeto trará compradores de música e jornalistas para negociar com produtores locais e promover a música do Brasil no exterior.
A ideia central é promover oportunidades de negócios. Agentes do mercado da música de outros países poderão conhecer o trade da música no Rio de Janeiro, o mais representativo do Brasil.
Como anda a organização profissional do seu trabalho?
Nesta hora eu pergunto: você está com o seu material de trabalho em dia? Possui um cartão de apresentação? Seu release está atualizado? Tem músicas gravadas em boa qualidade para apresentar? Foto de divulgação?
Se prepare. Se você quiser aproveitar esta oportunidade de apresentar em 3 minutos suas propostas para uma banca de possíveis compradores da música brasileira, terá que preencher a inscrição online em inglês e enviar 3 faixas de músicas em mp3, suas ou dos artistas que você representa.
A BMA selecionará até 50 empresas/artistas brasileiros para participarem do Pitching e enviará para os compradores e jornalistas os perfis destes participantes. A partir do Pitching ou de uma seleção prévia do comprador, será organizada a agenda de cada empresário estrangeiro para uma reunião individual com os brasileiros que mais lhes interessarem.
Para se inscrever no Seminário “Música em Debate” e no Pitching, preencha o formulário aqui.
Para se inscrever somente no Seminário “Música em Debate”, clique aqui.
Veja a programação no site do projeto Estrombo.
O projeto "Comprador & Imagem" é uma realização da BM&A, ApexBrasil, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e SEBRAE e conta com apoio da ABMI, BID, projeto Estrombo e Brasil Music Exchange.
Leia também:
Cafezinho Independente: conheça as ideias criativas da artista Liana Keller
Projeto Aprenda a Organizar um Show foi selecionado pelo Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro
Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa
Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 147.851 visitas e 327.667 visualizações.
Obrigado! Realize você também!
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.
Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.
Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.
É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.
Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)
* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).
Alê Barreto é cliente do Itaú.
Marcadores:
Brasil Música e Artes,
Encontros de Negócios,
Exportação da música brasileira,
exportação de produtos criativos,
exportação de produtos culturais brasileiros,
projeto Estrombo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário