quinta-feira, setembro 22, 2011

Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A chuva de informações e os nosso compromissos do dia a dia nos impedem muitas vezes de perceber recursos que estão à nossa disposição.

Muita gente que deseja começar a produzir alguma coisa, seja um show, exposição, música, organizar sua banda, fazer um cineclube, promover um sarau, lançar um livro, etc., faz contato comigo, pois sou um dos poucos produtores no Brasil que deixa o telefone (21-7627-0690) e o e-mail (alebarreto@gmail.com) acessíveis e responde e-mails das pessoas, independente de estarem começando, terem experiência ou terem sido indicadas por alguém.

O que muita gente não sabe é que eu presto um serviço que é mais útil e que tem uma relação custo/benefício melhor do produzir: eu presto consultoria.

Tratam-se de reuniões, presenciais (RJ) ou à distância (via skype), onde ajudo as pessoas a utiizarem a sua criatividade para produzir o que desejam fazer.

Isso é novo no Brasil. Mas na Inglaterra, não é. Ontem tive o prazer de conhecer e conversar com o David Parrish, inglês, consultor de negócios criativos, que esteve no I Seminário Internacional de Economia Criativa, que aconteceu na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

David explicou que a visão de que algo criativo necessita administração é muito nova no mundo. Ele disse que administrava uma livraria e aos 21 anos, se sentiria ofendido se alguém o chamasse de empreendedor.

Aos 35 anos de idade, ele entrou para a faculdade de administração, lá na Inglaterra, e começou um importante trabalho de "traduzir" os conhecimentos de gestão para o mundo das pessoas criativas. Me identifiquei muito com isso, pois a minha história é muito parecida.

Eu também decidi utilizar a administração para atividades criativas. Clique aqui e conheça um pouco da minha história.


Alê Barreto foi o proponente da Pata de Elefante na edição 2007-2009 do Rumos Itaú Cultural Música, programa que mapeia a diversidade musical brasileira contemporânea

Além de termos chegado a mesma conclusão, de que é muito útil e produz coisas muito boas utilizar conhecimentos de administração para negócios criativos, também compartilhamos de algumas práticas. David não vê problemas em cobrar por alguns serviços e disponibilizar parte dos seus conhecimentos de forma colaborativa.

Ele escreveu o livro "T-Shirts and Suits: a guide to business of creativity", que está disponível de forma gratuita na internet, da mesma forma que eu disponibilizei o "Aprenda a Organizar um Show". E o fato do livro dele estar disponível de forma gratuita, não impede também que ele venda o livro. Quem quer ler no micro, baixa de graça. Quem quer ler o livro impresso, compra o livro.



Outro exemplo de que as coisas não são necessariamente excludentes. O fato do David Parrish prestar serviços de consultoria para pesssoas criativas, assim como eu, não nos torna necessariamente concorrentes. Pelo contário. Faço questão que o maior número de pessoas possível conheça o trabalho dele. E quero que ele possa vir fazer bastante trabalho no Brasil.

Conheça mais sobre o trabalho dele neste vídeo:



Entre neste link e conheça as ideias do David Parrish no seu livro "T-Shirts and Suits: a guide to business of creativity".


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 146.910 visitas e 325.772 visualizações.

Obrigado!

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: