sexta-feira, setembro 23, 2011

Programa Produtor Cultural Independente: projeto Aprenda a Organizar um Show foi selecionado pelo Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro


O curso “Aprenda a Organizar um Show” já formou 17 turmas e capacitou 350 pessoas no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Esta atividade de formação e qualificação profissional livre tem sido realizada em espaços culturais, instituições de ensino e espaços para eventos.



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



"Aprenda a Organizar um Show" foi um dos projetos aprovados no processo seletivo para atividades em 2012 no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.

Conheça a relação completa de projetos aprovados



Centro Cultural da Justiça Federal



O Centro Cultural da Justiça Federal está instalado no antigo prédio do Supremo Tribunal Federal. O edifício foi projetado pelo arquiteto sevilhano Adolpho Morales de Los Rios, sendo um dos mais belos exemplares da arquitetura eclética, em voga no Brasil do início do século XX. De 1989 a 2001 passou por um processo de restauração, sob orientação do IPHAN, patrocínio da Caixa Econômica Federal e a coordenação do restauro esteve a cargo do Instituto Herbert Levy, com apoio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Atualmente, o CCJF dispõe de 14 amplas salas de exposições, teatro, biblioteca, lojinha e cafeteria. Há ainda uma sala destinada à instalação de um cinema.

Saiba mais sobre a história do CCJF


Processo seletivo



A seleção dos projetos no Centro Cultural da Justiça Federal é realizada através de edital. Os projetos são analisados por uma comissão constituída por servidores do Centro Cultural da Justiça Federal e especialistas convidados.

Conheça os especialistas convidados que fazem parte da comissão de seleção

Custodio Coimbra
Custodio Coimbra é fotógrafo de imprensa há 33 anos. Nascido no Rio de Janeiro, passou pelos principais jornais da cidade e há 22 anos trabalha no jornal O Globo. Através das agências internacionais de notícias tem fotos publicadas em vários jornais e revistas do mundo inteiro. Cursou as faculdades de Belas-Artes (UFRJ – 1972), Música (Instituto Villa-Lobos – 1975) e Ciências Sociais (UFRJ – 1980).

Joice Niskier
Atriz e diretora de movimento.
Curadora de Artes Cênicas do Midrash Cultural desde 2009.

Isabel Maria Carneiro de Sanson Portella
Museóloga e crítica de arte, com especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio. Possui ainda mestrado e doutorado em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas-Artes da UFRJ. Trabalha no Museu da República – Ibram/MINC, na cidade do Rio de Janeiro.

Lucia Helena dos Anjos Porto
Mestre em Educação pela UFRJ na área de Avaliação Educacional e graduada em Letras e Pedagogia. Ocupa o cargo de Coordenador da 1ª Coordenadoria de Educação da SME-Secretaria Municipal de Educação e é professora de Didática do Ensino Superior, pós-graduação lato sensu da Universidade Estácio de Sá.
Já exerceu os cargos de coordenadora acadêmica na Universidade Estácio de Sá e assistente técnica da área de Comunicação e Artes no SENAC/ARRJ.

Ricardo Rocha
O maestro Ricardo Rocha recebeu o Prêmio do Governo do Estado do Rio de Janeiro na categoria Música Erudita em 2009, por seu trabalho à frente da Cia. Bachiana Brasileira. Incansável promotor da música brasileira de concerto, no Brasil e no exterior, tem prestado igual contribuição na difusão de grandes obras orquestrais e coro-sinfônicas, pouco ou nunca montadas no país. Suas gravações contam com mais de 15 concertos para televisão e rádio, além de oito CDs e três DVDs.


EmCartaz é uma empresa parceira do Produtor Cultural Independente



O projeto "Aprenda a Organizar um Show" participou do processo de seleção do Centro Cultural da Justiça Federal representado pela empresa EmCartaz Empreendimentos Culturais, a qual também será responsável pela sua produção em 2012.

A EmCartaz realizou a produção de espetáculos como "A Descoberta das Américas", com direção de Alessandra Vannuci e performance de Júlio Adrião), "Barrela" do Grupo Nós do Morro e a Oficina de Produção e Gestão Cultural de Romulo Avelar (gestor do Grupo Galpão).


Leia também desta semana:
Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa

Jovens e a música: conheça o programa NEOJIBA da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia

Cinema brasileiro: aproveite que o Tropa de Elite 2 vai representar o Brasil no Oscar 2012

Mercado criativo: Seminários na FGV e na Fundação Casa de Rui Barbosa no RJ debatem criatividade, economia e políticas culturais

Exemplo de atendimento: Itaú Cultural vai além das expectativas do cliente


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 147.396 visitas e 326.724 visualizações.

Obrigado!

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: