quarta-feira, setembro 21, 2011

Jovens e a música: conheça o programa NEOJIBA da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Comecei, não lembro quando, a receber uma newsletter de um tal de NEOJIBA. Como recebo e leio muita coisa, lá de vez em quando eu leio, muito rapidamente. Tinha na minha mente que era um projeto de música do governo da Bahia. Mais nada.

Hoje, novamente recebi uma newsletter. Olhei o título na caixa do gmail: "Orquestra Juvenil da Bahia no Teatro Vila Velha". Resolvi desta vez ler até o fim. E valeu a pena. Agora eu sei tenho uma boa noção do que é o NEOJIBA e de que é muito importante que mais pessoas saiba e divulguem também.

O NEOJIBA é um programa prioritário do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), que tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.


Se você mora em Salvador

Os jovens músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA), principal orquestra do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), irão se apresentar na próxima quinta-feira (22), no Teatro Vila Velha, sob regência de Ricardo Castro e solo do talentoso violinista Samuel Dias, às 20h.

A apresentação faz parte da programação do Vila da Música e da temporada de concertos para formação de público, em Salvador, promovidos pelo NEOJIBA a preços populares: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). A temporada da Orquestra Juvenil da Bahia conta com o patrocínio da Petrobras e da UTC Engenharia.

Preste atenção nisso: “A intenção é usar o Teatro em toda a sua versatilidade para que grupos e artistas que estão se movimentando na atual cena baiana possam encontrar aqui um espaço bem preparado para suas apresentações”, diz Júlia Rizério, produtora do Vila da Música e acrescenta: “Isso independente de gêneros e estilos”.


Se você mora em São Paulo

Dia 26 de setembro poderá conferir o trabalho destes jovens, que estarão participando da maior série de concertos de música de orquestra do país: a Série Mozarteum, na Sala São Paulo, ao lado do grande violinista russo Shlomo Mintz.

Veja mais informações aqui

Preste atenção nisso: a Mozarteum é uma organização que há 30 anos realiza diversos cursos e concertos de música clássica no Brasil, sendo a mais respeitada instituição do país nessa área. A cada edição, a série Mozarteum reúne grandes orquestras e importantes nomes da música clássica internacional, como Berlin Philarmonic Octet, St. Petersburg Symphony Orchestra e Gershwin Piano Quartet


Se você como eu não conhecia o NEOJIBA



Para quem não vai poder assistir as apresentações, vale a pena conferir o documentário acima. Ele mostra os jovens, sua participação nos concertos de Berlim e Genebra e sua trajetória no programa.

Preste atenção nisso: o documentário foi elaborado pelos jovens Lenon Reis e Sara Oliveira, alunos da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, durante a turnê europeia da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, em agosto de 2011.


Para pensar sobre o trabalho deles

Na newsletter fala que o programa "tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais".

Preste atenção nisso: O NEOJIBA é o primeiro programa governamental brasileiro inspirado no "El Sistema" da Venezuela. Saiba mais no texto "1,2 milhão de crianças já foram beneficiadas pelo ensino de música clássica na Venezuela".

Minha sugestão para o NEOJIBA: incluam no programa capacitação para produção cultural. Façam um convênio para estágio com alunos da graduação em Produção Cultural da UFBA.

Minha sugestão para qualquer pessoa que pode influenciar pessoas em sua cidade: mostre a experiência do NEOJIBA e estimule a criação de programas similares em sua cidade.

Leia também:

[ACONTECE NO RJ] Mercado criativo: Seminários na FGV e na Fundação Casa de Rui Barbosa no RJ debatem criatividade, economia e políticas culturais

Cinema brasileiro: aproveite que o Tropa de Elite 2 vai representar o Brasil no Oscar 2012


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 146.910 visitas e 325.772 visualizações.

Obrigado!

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: