terça-feira, setembro 20, 2011

Cinema brasileiro: aproveite que o Tropa de Elite 2 vai representar o Brasil no Oscar 2012


Wagner Moura em cena de "Tropa de Elite 2" (divulgação)


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


O Ministério da Cultura divulgou hoje que o filme "Tropa de elite 2" vai representar o Brasil no Oscar 2012.

A indicação de um filme brasileiro para Oscar coloca a maioria das pessoas nas posições "concordo" ou "não concordo". O fato é que o filme foi indicado.

Eu vi o filme e gostei muito. Mas não sou um crítico de cinema. Sou apenas um produtor cultural independente.

Proponho aproveitarmos a "manchete" da indicação para fazermos algumas reflexões e vermos algumas oportunidades, que podem contribuir positivamente com o que estamos fazendo.


Reflexões


Enredo



Você já analisou o que levou mais 11 milhões de pessoas a quererem conhecer o enredo do filme? Enredo é a trama, "a história" do filme.

Tropa de Elite 2 mostra assuntos complexos em nossa sociedade, que geralmente são tratados com exageros e equívocos por muitos meios de comunicação.

Se você ainda não viu o filme, preste atenção na exposição (introdução do filme), no desenvolvimento (os conflitos), o clímax (o momento de maior tensão) e o desfecho.

Sugestão prática: caso você trabalhe com alunos, seja em sala de aula, seja em oficinas culturais e artísticas, aproveite para analisar a narrativa do filme.


Discussão de problemas que a maioria das pessoas não quer discutir


Um trailer ajuda a difundir ideias

Toda vez que um filme conquista a atenção do público, ele começa a fazer parte do dia a dia das pessoas, através das conversas e bate-papos.

Problemas sérios, quando ganham as telas dos cinemas, passam a ser encarados de uma nova forma.

Tropa de Elite 2 contribuiu muito para a discussão dos conflitos entre cidadãos de periferia, policiais, criminosos e Poder Público.

Sugestão prática: caso você trabalhe com produção de vídeos, filmes, pense na possibilidade de começar a filmar assuntos que gostaria de ver debatido. Leve os seus vídeos para o youtube, para a internet. Defenda suas ideias.


Oportunidades



Conhecer mais o universo dos filmes que você assiste

O dia a dia muitas vezes nos absorve de tal forma que a gente parece uma máquina: acorda, toma café, pega o carro, toma um ônibus, vai para o trabalho, sai do trabalho, volta para casa, faz mais trabalho em casa, vai dormir, acorda...

Sempre que aparece uma manchete como esta, podemos encarar como um "recado" do universo para que a gente coloque mais música, mais leitura, mais vídeo em nossa vida.

Sugestão prática: se não viu ainda o filme, assista. Se já viu o filme, pode ver o filme anterior ou ler os livros.


Conhecer as referências do filme



Você é produtor? É músico? É aspirante a diretor de cinema? Então aproveite para conhecer os bastidores do Tropa de Elite 2.

Sugestão prática: entre no site http://www.tropa2.com.br/ e conheça a ficha técnica, o elenco, a produção.


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 146.829 visitas e 325.564 visualizações. Obrigado!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.

Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.

Reside no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: