terça-feira, setembro 27, 2011

Economia criativa: conheça o Melody Box, um portal para quem quer distribuir e ouvir música




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Apesar da teimosia de muita gente que ainda sonha que vai voltar o antigo formato de venda da música gravada, a cada dia mais e mais iniciativas inteligentes mostram que o que é para alguns "crise", para outros significa "oportunidade".

Quem acompanha o meu trabalho, sabe que admiro e divulgo o trabalho realizado pela Trama (conheça o Álbum Virtual). Sabe que admiro e divulgo o trabalho da Petrobras (conheça o videocast Compacto). Sabe que gosto muito da iniciativa do programa Natura Musical e que sou fã do Rumos Música do Itaú Cultural. Estas e outras iniciativas que oferecem novas opções de consumo de música, com uma diversidade grande, que mostram uma boa noção do que está sendo produzido de música no Brasil, são fruto de uma leitura atenta das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e comunicação e das novas relações que as pessoas estão estabelecendo com a música.

Descobri há poucos dias mais uma iniciativa muito construtiva. Uma cliente da minha consultoria, a produtora Ahnis Fraga, me enviou um e-mail com a dica do site Melody Box. Fui lá conferir.

A primeira coisa foi tentar encontrar o "marco zero" do início das atividades deles. Segundo o blog que está ligado ao site, a data é 1 de março de 2010. É bem recente. No post desta data, "O que está acontecendo com o mercado da música?", os idealizadores desta nova plataforma de negócios de música demonstram que estão muito antenados com a vontade das pessoas de estarem em rede compartilhando ideias.



Crise da indústria musical. Pirataria. Desconfiança em relação à qualidade do que toca nas rádios. Falta de novos talentos. Falta de oportunidades para artistas. A busca do sucesso. Preço exagerado do Cd. Estas e outras tantas questões fazem parte do dia a dia de quem produz, de quem distribui, de quem comercializa e de quem consome música. Por que não conversar sobre isso?

Este é um dos motores da comunicação da Melody Box: discutir soluções. E estão fazendo isso muito bem.



No post "Entenda melhor a proposta da Melody Box" você irá encontrar informações sobre o que é o site e sobre a ideia de aproximar artistas (fornecedores de conteúdo criativo) e apreciadores da música (consumidores).

Atenção quem trabalha com produção (entenda-se aqui desde a composição até o final da gravação), distribuição, comercialização e consumo da música: a Melody Box dá uma verdadeira aula de como se trabalhar a presença digital de uma ideia.

Curioso, fui testar a qualidade do conteúdo. Tem muito conteúdo. Fiz um busca aleatória e cai na artista Anna Rato, que não conhecia. Enquanto escrevia este texto, ouvia "Parabolicamará".



Resultado: excelente!

A Anna Rato e a Maglore são os primeiros artistas que assinaram contrato com a Melody Box, que além de rede social e plataforma de compartilhamento de conteúdo, também é produtora, gravadora, distribuidora, agenciadora e divulgadora.

Chega de reclamar que a sua carreira criativa não anda.

Vá até o site da Melody Box (http://www.melodybox.com.br/blog) e conheça esta inteligente forma de trabalhar.

E se você não trabalha com música, mas é gosta de música, vá lá também. Tem bastante música boa. E para vários gostos.


*********************************************************************************

Leia também:

Comprador & Imagem: leve sua música para o exterior

Cafezinho Independente: conheça as ideias criativas da artista Liana Keller

Projeto Aprenda a Organizar um Show foi selecionado pelo Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro

Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 148.138 visitas e 328.192 visualizações.


Obrigado! Realize você também!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: