sábado, outubro 01, 2011

Cooperação criativa: Júlia Nogueira lança o "Guia FALA" (Guia de Festivais Latino Americanos)




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Um dos maiores dilemas de todas as pessoas que se encontram no mercado é o seguinte: "competir ou cooperar"?

O fato é que a maioria das pessoas escolhe o caminho mais fácil. E competir é mais fácil do que cooperar.

Sabe por que competir é mais fácil do que cooperar? É mais fácil porque a maioria compete. A competição é socialmente aceita. Ninguém estranha. No esporte as pessoas até repetem algo que ninguém sabe quem inventou: "o que importa é competir".

Essa noção de competição também faz parte da formação da maior parte dos administradores e gestores de negócios. No marketing, quase tudo é estruturado a partir da noção de que você está o tempo todo competindo.

Então vejamos: se as pessoas em geral acreditam que "o que importa é competir" e nos negócios se acredita que tudo deve ser encarado o tempo todo como uma competição, realmente é estranho se imaginar que alguém prefira cooperar ao invés de competir. Mas este tipo de pessoa existe. Quer um exemplo?

Júlia Nogueira, jornalista e mestre em Estudos Cinematográficos e Latino-Americanos, pela Universidade de Ohio (EUA), criou um projeto no qual o motor propulsor é a colaboração. Um sinal do quanto esta profissional está atenta a uma grande oportunidades oferecida pela economia criativa: necessidade de conteúdo, produtos e serviços que facilitem a estruturação de novos mercados.

Júlia teve uma percepção diferenciada sobre o mercado audiovisual na América Latina. Enquanto muitas pessoas choram, reclamam do capitalismo, acham que jamais teremos oportunidade de nos desenvolvermos frente a indústria de audiovisual dos EUA, ela prefere propor soluções inteligentes. Criou o "Guia Fala" (Guia de Festivais Audiovisuais Latino Americanos).

O guia é formado por um grande banco de dados online, que reúne informações sobre mais de 550 festivais e mostras de cinema e vídeo de todos os países da América Latina. Contém locais dos eventos, data de realização, período de inscrições, temáticas, duração, perfil, formatos de obras aceitas etc.

Oferecer um guia que permite que uma grande quantidade de informações seja catalogada, preservada, distribuída e consultada por profissionais das cadeias produtivas do cinema, cultura e entretenimento, bem como por estudantes e toda e qualquer pessoa que tenha interesse no cinema latino americano, é uma atitude construtiva. Isso é incontestável. Júlia Nogueira fez algo no qual acredito. Da mesma forma que a minha paixão pela música me levou a ser produtor e a compartilhar informações sobre produção e atividades criativas neste blog, Júlia deu vazão à sua paixão pelo cinema criando um ambiente onde mais pessoas poderão se aproximar do cinema.

O site possibilita ainda a participação em fóruns de discussão, além de espaço para que os próprios usuários contribuam com informações.

Fomentar a organização das atividades criativas através do diálogo e da cooperação não irá acabar com a noção de competição, até porque competir é algo muito associado aos instintos de sobrevivência.

Mas um guia colaborativo permitirá que mais pessoas comecem a perceber que ser profissional e estar no mercado não é competir o tempo todo. Cooperar é fundamental. E Júlia Nogueira é mais um exemplo disso.

O Guia Fala já está no ar. Seu lançamento oficial acontecerá no próximo dia 03 de outubro, dentro da programação da 5ª Mostra CineBH, no Palácio das Artes. Na ocasião, Júlia Nogueira fará uma demonstração sobre as funcionalidades da ferramenta, além de uma explanação sobre o processo de pesquisa e manutenção do guia. O projeto foi desenvolvido com recursos da Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, selecionado através de participação em edital.

Serviço:
Lançamento Guia Fala - Guia de Festivais Audiovisuais Latino Americanos (www.guiafala.com.br)
Data: 03 de outubro de 2010
Horário: 16h15min
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte
Entrada franca


Fonte: o Produtor Cultural Independente produziu este conteúdo a partir de informações recebidas dos parceiros da



Fábio Gomides )) 31 9693 2767
Conceição Cruz )) 31 8672 8791
Tiago Cirqueira )) 31 9791 5702
Cristiana Brandão )) 11 6367 7071
Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo
aduplainformacao@gmail.com



*********************************************************************************

Leia também:

Novos conceitos: Produtor Cultural Independente fala sobre presença digital saudável e organização de shows para universitários no RS

Contribua com a formação de produtores: apoie a realização da oficina Aprenda a Organizar um Show no Festival Cultura Digital.BR

Economia criativa: conheça o Melody Box, um portal para quem quer distribuir e ouvir música

Comprador & Imagem: leve sua música para o exterior

Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 148.827 visitas e 329.440 visualizações.

Obrigado! Realize você também!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: