quarta-feira, setembro 30, 2009

O que o Produtor Cultural Independente fez em setembro de 2009


Imagem livre do site www.morguefile.com


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Setembro foi um mês em que o Produtor Cultural Independente recebeu feedbacks importantes, que apontam para um crescente reconhecimento deste veículo de comunicação como um instrumento útil à educação para produção e gestão cultural.

Participação - até o dia 29 de setembro o Produtor Cultural Independente recebeu 2800 visitas, o que significou um crescimento de 25% em relação ao mesmo período em 2008.

Interlocução com instituições de ensino - o Produtor Cultural Independente recebeu solicitação da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro para divulgação de uma Audiência Pública de Cultura e da Universidade Cândido Mendes (RJ) para divulgar a nova turma do curso de pó-graduação MBA em Gestão Cultural.

Ações educativas - o Produtor Cultural Independente está em tratativas para levar o curso "Aprenda a Organizar um Show" para as cidades de Brasília (DF) e Goiânia (GO) em novembro.

Referência na produção de conteúdo - o livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro produto do Produtor Cultural Independente, lançamento independente da editora Imagina Conteúdo Criativo, foi citado como bibliografia recomendada em matéria publicada no jornal O Globo. Além disso, o conteúdo já foi acessado por mais de 10.000 pessoas na internet e o vídeo de divulgação no youtube ultrapassou 1.200 exibições em apenas 11 meses.

Relacionamento com os leitores - 44 pessoas manifestaram espontaneamente o interesse em seguir o blog.


Mas o Produtor Cultural Independente não se sustenta somente com boas notícias. Este veículo de comunicação vem ampliando sua atuação atento às recentes pesquisas realizadas com seus leitores. Uma das inovações implantadas a partir da análise das pesquisas foi o aumento da oferta de conteúdos voltados a profissão do produtor cultural, em linguagem acessível. Foram publicados textos sobre o o uso do tempo, as diferenças entre o produtor cultural e o produtor de eventos, como entrar em contato com profissionais da cultura e uma dica de filme para utilizar de forma descontraída um pouquinho do tempo livre do final de semana.

Outra inovação foi aumentar a oferta de informações de profissionais que são referência no mercado cultural. Foram publicados conteúdos sobre o trabalho do especialista em políticas culturais Leonardo Brant, da especialista em Economia da Cultura Ana Carla Fonseca Reis, do antropólogo José Márcio Barros, do músico Hermeto Pascoal e Kátia de Marco, coordenadora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes.

Além de inovar na oferta de conteúdos, o Produtor Cultural Independente buscou mostrar a experiência bem sucedida de ação cultural alternativa do Clube da Leitura do Baratos da Ribeiro (RJ), como participar da Feira Música Brasil 2009 e recursos disponíveis para ações de formação cultural como a TV Estadão.

Concluindo este ciclo, o Produtor Cultural Independente cobriu o primeiro, segundo e terceiro dias do 4º Seminário Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ).


Obrigado pela oportunidade de poder compartilhar todos estes conteúdos e idéias com vocês. Muito obrigado pelos e-mails enviados com sugestões, perguntas e críticas.


Um grande abraço,

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Nenhum comentário: