quarta-feira, setembro 16, 2009

Conheça as idéias da especialista em Economia da Cultura Ana Carla Fonseca Reis


Ana Carla Fonseca Reis/Divulgação


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Ana Carla Fonseca Reis é uma profissional cujo trabalho tive contato pela primeira vez em 2006, época em que estudei o seu livro "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura", para fazer minha monografia de conclusão do curso de Administração de Empresas. Percebi nos conteúdos que ela apresenta um olhar mais amplo sobre a cultura e desde então tenho buscado acompanhar o seu trabalho. É uma das minhas referências.

Este ano, ao fazer o curso de extensão "Micro e Macro Economia da Cultura", disciplina do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes, aqui no Rio, tive o prazer de reencontrá-la, pois ela ministrava esta disciplina juntamente com o professor Luis Carlos Prestes Filho.

Acho importante então fazer um novo link para o blog Cultura em Pauta, de André Fonseca, para que todos possam ouvir o podcast “A economia não dita o que a cultura deve fazer. A economia se põe ao dispor das políticas públicas de cultura”.

Ana Carla Fonseca Reis é Admininistradora Pública pela FGV/SP e Economista pela USP, onde se diplomou também Mestre em Administração e atualmente faz Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, desenvolvendo uma tese em cidades criativas. É autora dos livros Marketing Cultural e Financiamento da Cultura (Thomson, 2002) e de Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o Caleidoscópio da cultura (Manole, 2006), primeira obra brasileira sobre o tema e que traz uma abordagem de desenvolvimento à economia da cultura. É coordenadora do curso de Gestão de Produtos e Políticas Culturais da Faculdade São Luís, professora da Fundação Getulio Vargas/SP, da Universidade Candido Mendes/RJ e da Unisinos/RS, membro do painel curador da conferência Creative Clusters do Reino Unido e curadora de diversos seminários internacionais no Brasil.

Ouça aqui esta profissional falar sobre o conceito de economia da cultura e sua relação com questões de distribuição, novas tecnologias, economia criativa, diversidade cultural e propriedade intelectual.

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