terça-feira, dezembro 01, 2009

O que o Produtor Cultural Independente fez em novembro de 2009


Imagem livre do site www.morguefile.com


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Novembro foi um mês de novidades e novos horizontes para o Produtor Cultural Independente. Novidades relacionadas à ampliação da produção de conteúdo oferecido no blog e a conexão dos leitores com a cultura produzida em diferentes estados do Brasil.

Como um dos principais alicerces do nosso trabalho é a colaboração, entendemos que é preciso cada vez mais desenvolver ações autônomas, interdependentes e multiplicadoras. Assim o Produtor Cultural Independente deu início à produção de entrevistas. Para inaugurar este novo momento, nada melhor do que dar visibilidade ao trabalho de Marília de Lima, presidente da Cooperativa Cultural Brasileira.

Outra ação importante foi dividir com os leitores impressões sobre três viagens para atividades de educação para gestão e produção cultural. Em Brasília (DF) e Goiânia (GO), tive oportunidade de trocar conhecimentos com as pessoas que estão atuando na cultura na região Centro-Oeste do Brasil. Em Rio Branco (AC), ministrei um repasse metológico de gestão em produção cultural, em parceria com o SEBRAE (AC) e Rede Acreana de Cultura, formada pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (Rio Branco), Fundação Elias Mansour, SEBRAE, SESC, IPHAM e SESI. Esta ação foi fundamental para me conectar com as pessoas que estão produzindo cultura na região Norte do Brasil.


Mas um trabalho de longo prazo não vive somente de inovações. Assim, o Produtor Cultural Independente deu continuidade ao compartilhamento de informações que contribuem para organização de uma ação cultural. Falamos sobre cenário político da cultura no país e suas principais transformações em curso: Vale-Cultura, PEC 150, Cultura como Direito Social, Reforma da Lei Rouanet, Sistema Nacional de Cultura, Plano Nacional de Cultura, Fundo Social do Pré-Sal, Simples da Cultura, Fundo Pró-Leitura e Modernização do Direito Autoral. Falamos sobre publicações como o livro “Economia da Cultura: idéias e vivências”, a cartilha "Para fazer RÁDIO COMUNITÁRIA com “C” maiúsculo", o blog "A Arte de Fazer Barulho", o livro "Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval" e o documentário "A Essência e o Número". Divulgamos a realização da primeira edição da "Feira da Música do Sul", do Tangolomango (Festival da Diversidade Cultural 2009) e do Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária. Procuramos provocar reflexões sobre a escolha de ser um produtor cultural independente e nossa vida, o uso de nosso tempo e como iniciar a atividade de produção cultural.

Por fim, entendemos que um produtor cultural não vive só de pensamentos e teorias. Para isso, divulgamos duas ações culturais independentes bem sucedidas: comunicação da banda Pata de Elefante (RS) e o Bistecão Ilustrado, encontro criado pelo desenhista Kako.


Obrigado pela oportunidade de poder compartilhar todos estes conteúdos e idéias com vocês.


Um grande abraço,

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Nenhum comentário: