terça-feira, novembro 10, 2009

Tá rolando o curso "Aprenda a Organizar um Show" em Brasília


Capa do livro Aprenda a Organizar um Show/Ilustração: Everson Nazari


Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Saindo do Rio de Janeiro,




o Produtor Cultural Independente viajou 1148 km até Brasília



para ministrar o curso "Aprenda a Organizar um Show", no Centro de Estudos da UNACON.


A metodologia deste curso é inspirada em quatro fontes que alimentam o meu trabalho como produtor cultural independente:

- a busca e o compartilhamento da autonomia;

- os ensinamentos do anarquista Roberto Freire, do educador Paulo Freire e pessoas que acreditaram e acreditam que as mudanças são possíveis;

- a vontade de estar perto da música e de aprender com as pessoas;

- 7 anos de experiência como produtor cultural independente.


Partindo do princípio que aprender a organizar um show é a arte de proporcionar o encontro das pessoas com a música, passamos boa parte do primeiro dia trocando saberes:

- O que é produção executiva

- Quem pode fazer

- Responsabilidade

- Etapas da produção de um show

- Cronograma de Atividades

- A equipe

- Necessidades de produção (músicos/técnicos, infraestrutura e equipe de produção)

Proposta de show
Transporte
Receptivo
Acompanhamento
Hospedagem
Alimentação
Palco, Som e Luz
Passagem de som e camarim
Credenciamento

- Informações para produtores da equipe de produção

- Noções de direitos autorais

- Divulgação

- Custos e sustentabilidade


A turma tem administrador, publicitário, estudante de pós-graduação em eventos, relações públicas, produtor de audiovisual, funcionário público, profissional que atua na área de meio ambiente, estudante de cinema, jovens do ensino médio, jornalista, filósofo, produtora cultural, estudante de design gráfico e professor de cidadania!


Esta diversidade de pessoas que estão buscando capacitação para atuarem na área cultural confirma três importantes tendências:

- as pessoas no mundo inteiro cada vez mais querem buscar trabalhar no que realmente gostam;

- cresce no mercado cultural brasileiro, principalmente no independente, a preocupação com a capacitação, formação e qualificação profissional para atuar na produção cultural;

- as pessoas que estão atuando no mercado cultural estão buscando reciclar os seus conhecimento.

Nenhum comentário: