sexta-feira, novembro 27, 2009

Lançamento do livro “Economia da Cultura: idéias e vivências”




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Conforme tenho falado em meus cursos, o setor cultural brasileiro está avançando em seu processo de organização.

Segue na íntegra o release da divulgação de uma nova publicação que está sendo lançada pela Associação Brasileira de Gestão Cultural e editora E-Livre. Estará disponível nos sites: www.gestaocultural.org.br e www.garimpodesolucoes.com.br a partir do dia 1º de dezembro de 2009.


ECONOMIA DA CULTURA EM PAUTA

Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco lançam, em 1º de dezembro de 2009, terça-feira, às 19h30, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, o livro “Economia da Cultura: ideias e vivências”, coletânea de dez artigos de autores renomados, com vasta experiência no campo das artes. A publicação tem textos de Adair Rocha, Ana Carla Fonseca Reis, Carlos Frederico Barros, Cristina Lins, Eliane Costa, Fábio Ferreira, Ivan Lee, José Arnaldo Deutscher, Kátia de Marco, Leandro Valiati, Lia Calabre, Luiz Carlos Prestes Filho, Marcos Mantoan, Paulo Miguez, Sydney Sanches, Tânia Pires, Rita Machado e Heliana Marinho.

O desenvolvimento crescente das indústrias criativas ao redor do mundo em função do surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação e da transformação dos mundos do trabalho e do lazer fazem emergir novas responsabilidades para profissionais envolvidos com esta área. Estudos e pesquisas realizadas desde meados do século XX apontam para uma sofisticação do mercado das artes, da cultura e do entretenimento em geral. Todas as tarefas que realizamos fora do âmbito das obrigações de trabalho, familiares e espirituais, compreendem ações voltadas à recuperação da força produtiva. A forma como empregamos este tempo livre em atividades de lazer, também conhecidas como hobbies, é bastante diversa. Alguns investem recursos em música, outros em cinema, outros em artes visuais.

Em “Economia da cultura – idéias e vivências”, os autores se concentram nas atividades do campo das artes. O volume apresenta um panorama abrangente das questões mais relevantes ao debate da indústria do entretenimento no Brasil, passando pelas discussões mais acaloradas como a dos direitos autorais, a da movimentação financeira do setor e de sua contribuição para o produto interno bruto do país, assim como para a geração de divisas em termos de exportações. Os produtos culturais industrializados no país têm uma circulação internacional de altíssima relevância, em especial aqueles do mercado televisivo. As telenovelas realizadas no Brasil são vistas em todo o mundo, divulgando os modos de ser e pensar da população brasileira.

Realizado pela Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os artigos defendem uma maior democratização do acesso aos bens culturais, com ênfase no potencial de geração de emprego e renda e aumento do índice de desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas em atividades culturais. O conteúdo será veiculado no site da ABGC com download gratuito a partir do dia 1º de dezembro de 2009 no site www.gestaocultural.org.br, e também poderá ser adquirido em mídia impressa. A publicação é o primeiro lançamento da e-livre, uma das pioneiras entre as editoras brasileiras a incorporar-se ao Kindle, o leitor de livros digitais recentemente disponível no Brasil, com adesão dos principais veículos de mídia impressa nacional.


SERVIÇO:

Lançamento do livro "Economia da Cultura: Idéias e Vivências"

Organizadoras:

Ana Carla Fonseca Reis
Bacharel em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, economista, mestra em administração e doutoranda em urbanismo pela Universidade de São Paulo e fundadora da empresa Garimpo de Soluções - Economia, Cultura e Desenvolvimento.

Kátia de Marco
Cientista social e mestra em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense. É coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais da Universidade Candido Mendes.

Editora: e-livre

Patrocínio: BNDES

Programação de lançamento:

São Paulo

1º de dezembro de 2009, terça-feira, às 19h30min
Itaú Cultural - Sala Vermelha [70 lugares] | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP [próximo à estação Brigadeiro do metrô]
Como chegar: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2749&map=
informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br
entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Niterói/RJ
16 de dezembro de 2009, quarta-feira – às 19h
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ
Informações: 21 2620-2400

Rio de Janeiro/RJ
18.12 - sexta-feira – às 18h
Centro Cultural da Justiça Federal
Local: Av. Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3261-2552

Nenhum comentário: