quinta-feira, novembro 19, 2009

Feira da Música do Sul - de 19 a 22 de novembro de 2009 - Novo Hamburgo - RS




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Era dezembro de 2005 e lá estava eu assistindo shows no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, durante a programação cultural do VI Mercado Cultural em Salvador (BA). De repente, encontro Moysés Lopes, músico da Camerata Brasileira, outro gaúcho como eu, que estava em terras soteropolitanas e começamos a conversar. Naquele momento, tivemos o consenso instantâneo de que precisamos levar a idéia de organização do Mercado Cultural para o Rio Grande do Sul. Não tínhamos noção do tempo que levaria para ser concretizado este sonho. Mas nunca desistimos.

De lá para cá, Moysés foi conhecer a Feira da Música de Fortaleza. Eu fui conhecer a Feira da Música Independente de Brasília, mas um sonho sempre este presente em nossos pensamentos: a música do Rio Grande do Sul, em toda sua diversidade, precisava de um espaço organizado para se expandir.

Foram muitas reuniões. Apresentações de propostas. Audiências públicas. Articulações com agentes do poder público. Conseguimos.

Hoje começa a primeira Feira da Música do Sul, que pretende reunir a cadeia produtiva da música do Rio Grande do Sul, de 19 a 22 de novembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.

É importante destacar que esta realização somente foi possível graças a duas grandes articulações:

- o Fórum de Economia da Cultura, coordenado pelo deputado Ronaldo Zülke na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS;

- e o Fórum Permanente de Música do RS, coordenado pelo músico, produtor e empreendedor cultural Moysés Lopes.

A realização é da GB Produtora e são apoiadores do projeto a Fenac, sede do evento, o Sebrae/RS, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações do governo federal (Apex Brasil), a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Brasil, Música e Artes (BM&A), a Unimed, a Converse e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da Petrobras e Eletrobrás.


Serviço:
O que: Feira da Música do Sul
Quando: 19 a 22 de novembro de 2009
Onde: Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo
Hora: das 10h às 24h

Veja a programação

Nenhum comentário: