segunda-feira, novembro 02, 2009
Conheça a Cooperativa Cultural Brasileira
Arte do site da cooperativa
Por Alê Barreto (produtor cultural independente)
Marília de Lima é administradora de empresas com especialização em eventos. Mineira, mora em São Paulo e atua há 10 anos na área de produção cultural.
O Produtor Cultural Independente fez uma breve entrevista com esta profissional, para dar visibilidade a experiência da Cooperativa Cultural Brasileira, organização da qual é presidente há 2 anos.
Produtor Cultural Independente: Como surgiu a idéia de criar uma cooperativa cultural?
Marília de Lima: A idéia de criar uma cooperativa de cultura não é nova. No Brasil existem mais de 50 cooperativas de cultura e em outros países, principalmente da Europa, onde o cooperativismo é bastante presente, temos por exemplo só em Portugal mais de 300 cooperativas de cultura. Mas a idéia da criação da Cooperativa Cultural Brasileira foi devido a necessidade de alguns músicos regularizem seu trabalho para ações contratadas pelo estado de São Paulo.
Produtor Cultural Independente: Quando iniciou a cooperativa?
Marília de Lima: A CCB, como é conhecida também a Cooperativa Cultural Brasileira, foi criada em 2004. Como primeiro objetivo trabalhar com músicos e depois diante de outras necessidades passou a trabalhar com todos os segmentos da Cultura tendo como foco os profissionais da cultura. Há dois anos temos realizado ações para que possamos atender ainda mais os objetivos dos sócios-cooperados.
Produtor Cultural Independente: Quantas pessoas participam da cooperativa?
Marília de Lima: Atualmente temos no quadro de sócios-cooperados mais de 6 mil profissionais.
Produtor Cultural Independente: Onde é a sede da cooperativa?
Marília de Lima: A Cooperativa Cultural Brasileira fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 252, 5º andar (em frente ao Memorial da América Latina), Barra Funda, São Paulo, SP.
Produtor Cultural Independente: Quais são os serviços oferecidos para os cooperados?
Marília de Lima: Uma sociedade cooperativa está entre uma empresa e uma associação. É uma empresa de pessoas e não de capital. Tem quase a estrutura funcional de uma associação porém com objetivos econômicos onde seus sócios tem como objetivo diminuir despesas ou melhorar as possibilidades de renda. Neste sentido a empresa oferece a seus sócios-cooperados junto ao mercado a formalização de seu trabalho como emissão de notas fiscais e comercialização dos seus produtos culturais e para eles consultoria gratuita para projetos, elaboração de releases, orientações da carreira, cursos etc.
Produtor Cultural Independente: como entrar em contato para solicitar serviços, saber mais sobre a cooperativa ou estabelecer uma troca de saberes?
Marília de Lima: Para conhecer mais sobre a cooperativa acesse o site www.coopcultural.org.br e se quiser pode me mandar emails para conversarmos mais presidente@coopcultural.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário