quarta-feira, novembro 18, 2009

Labirinto de novembro



Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Labirinto é um post onde são publicadas consultorias gratuitas que são realizadas para algumas questões selecionadas dentre as várias recebidas dos leitores do blog.


Pergunta

Oi Alê Barreto, meu nome é Priscila Ormeneze moro em Londrina – PR, sou uma grande admiradora do seu trabalho. Quero primeiramente parabenizar você pelo livro “Aprenda a organizar um show”. Já tinha interesse nessa área, mas depois que li seu brilhante livro fiquei apaixonada. Desde criança sempre fui para shows só para observar a estrutura e as pessoas que trabalhavam por trás daquilo tudo, ficava imaginando como o responsável por aquele espetáculo estava se sentindo em marcar a vida das pessoas com o seu trabalho, e você me respondeu através do livro... Sente tesão.

Estou no 3° ano do ensino médio e o grande sonho da minha vida é um dia poder passar por todos essas reações, sentir o coração apertado, uma alegra imensurável e adrenalina constante, quero abrir uma agência de produção e evento, mas estou perdida pesquisei sobre o assunto e infelizmente não encontrei nada sobre a formação acadêmica de um produtor executivo, a grande meta que tenho é planejar, administrar e organizar show musical. Com seu livro aprendi passo a passo como obter sucesso com show musical, mas como havia citado não encontrei nada sobre a formação acadêmica, gostaria muito que você me ajudasse a esclarecesse alguma dúvidas:

1°: Não existe formação acadêmica para um produtor executivo?

2°: O que preciso fazer para abrir uma agência de produção e evento (exemplo: formação acadêmica?)

você citou no seu livro que a maioria dos profissionais que estão desempenhando está atividade tornam-se produtores executivos com experiência e prática e como já disse estou no 3° Ano do ensino médio, por onde devo começar para me tornar uma produtora executiva no qual os artistas possam confiar no meu trabalho?

Agradeço desde já por você esta lendo meu e-mail, grande beijo.


Priscila Ormeneze Cardoso, estudante, idade 19, Londrina/PR.



Serviço de consultoria do Produtor Cultural Independente


Cara Priscila:

Fico muito contente que o livro esteja contribuindo com a sua vontade de trabalhar na área cultural.

Vamos às suas questões:


Formação acadêmica para produção executiva: o conhecimento de produção executiva no Brasil, na sua maior parte, está nas áreas de organização de eventos e produção cultural. Procure cursos universitários nestas áreas e consulte o programa das disciplinas, para ver se você irá encontrar conteúdos que sejam úteis à sua formação.


Por onde você deve começar: estou escrevendo um livro sobre este tema. O que posso adiantar a você é recomendar que conheça e estude estes conteúdos:


Um bom produtor cultural tem que ser desinibido

Entrevista com o produtor cultural independente Alê Barreto

Ter um produtor cultural ou não ter, eis a questão

O que é produção cultural?

Porque fazer produção cultural

Como educar pessoas para produção cultural?

Começar a trabalhar com produção cultural


Bom estudo!

Um abraço,

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Um comentário:

- PrihOrmeVETE disse...

Caro Alê Barreto.

Muito obrigado, você ja esclareceu boa parte das minhas dúvidas, estou estudando e aproveitando muito cada conteúdo e cada vez mais apaixonada por essa atividade.

- esperando ansiosa para o lançamento do seu novo livro!

Grande abraço, agora vou voltar para os estudos!