segunda-feira, novembro 16, 2009

Seminário amplia a discussão sobre economia da cultura no âmbito acadêmico




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Segue texto na íntegra do Informativo ProExt Cultura nº17, de 13 de novembro de 2009.





O Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária acontece dias 18 e 19 de novembro, na UFRJ - Palácio Universitário do Campus da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Seu objetivo é incentivar o debate sobre as possibilidades de atuação das universidades no fomento à economia da cultura. A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC) através do Programa de Extensão Universitária (ProExt Cultura) e do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forprex).


PROGRAMAÇÃO

Quarta, dia 18

9h - Abertura
(auditório Pedro Calmon)

Participam Profa. Laura Tavares, UFRJ, Presidente do Fórum de Pró-Reitores (ForProex); Fabio Bechara Sanches, Secretário Adjunto da Senaes / TEM; José Luiz Herência, Secretário de Políticas Culturais do MinC e Marcos André Rodrigues de Carvalho, Secretária Estadual de Cultura / RJ.


11h - Mesa redonda "A Universidade e a Economia da Cultura"
(auditório Pedro Calmon)

Possibilidades de atuação da universidade no desenvolvimento de projetos que fomentem a economia da cultura, mais especificamente a formação de gestores e profissionais da área de cultura, a democratização da produção cultural, a gestão de espaços culturais e a sustentabilidade da produção cultural.

Participam Prof. Eugenio Lins (UFBA), Coordenador da área temática de Cultura do ForProex; Juliana Lopes, da Rede de Economia da Cultura e Universidades / MinC; Cláudio Nascimento, da Rede de Educação Cidadã / Presidência da República e Fábio Sá Earp (UFRJ).


14h - Oficina Temática "Incubação e formação de grupos de cultura"
(auditório Pedro Calmon)

Experiências de empreendimentos produtivos ligados a coletivos de artistas e grupos detentores de saberes tradicionais apoiados por projetos ou programas de extensão universitária.

Participam Glenda Gomes Cabral (Projeto Artesãos do Cabo Sto Agostinho - UFPE); Samuel, da Cooperativa Boca do Pano (SP) e Beatriz Sales (Incubadora de Cooperativas Culturais - UnB)

14h - Oficina Temática "Democratização do acesso à produção e à fruição culturais"
(salão Muniz)

Participação de projetos de rádios comunitárias, de cineclubes e de formação de agentes culturais. Tem por objetivo debater a extensão universitária e as possibilidades de produção cultural e de disponibilização de bens culturais às comunidades externas.

Convidados: Antonia Rodrigues, Rádio Comunitária Maria FM / PI; Adriana Facina, do Curso de formação de agentes culturais populares da UFF e Claudius Ceccon, do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip/RJ).

16h - Mesa redonda "Formação de gestores de empreendimentos da área da cultura"
(auditório Pedro Calmon)

Projetos e experiências voltados à formação e à profissionalização do campo da cultura, e o papel da universidade.

Convidados: Luiz Augusto Fernandes Rodrigues (LABAC/UFF); Juliana Nolasco (SPC/MinC); Leandro, do Fórum dos Pontos de Cultura do RJ e Ivan Ferraro, da Associação Brasileira de Festivais Independentes.
18h – Atividade cultural (Teatro de Arena)
Desfile de moda – Coleções Daspu e Dasdoida


Quinta, dia 19

10h - Oficina temática "Gestão de equipamentos culturais"
(auditório Pedro Calmon)

Experiências de participação da universidade na gestão de espaços culturais. Com Antônio Carlos Pinto Vieira, Diretor da Associação Brasileira de Museologia e Diretor do Museu da Maré (RJ); João Vale Neto, Projeto Coque Vive – UFPE e Representante da Zanon, movimento de fábricas ocupadas por trabalhadores (Argentina).

14h - Mesa redonda "Economia da Cultura: políticas públicas e modelos de financiamento"
(auditório Pedro Calmon)

Experiências de Políticas Públicas ligadas às universidades que fomentem iniciativas no campo da economia da cultura.
Participam Prof. Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária; Prof. Roberto Dória, UERJ / Faperj; Roberto Nascimento, SEFIC / MinC e Ricardo Henriques, BNDES.

15h30 - Lançamento de livro “Economia da Cultura – idéias e vivências”, de Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco (orgs.)
(salão Dourado)

16h - Oficina Temática "A produção cultural da moda"
(Salão Muniz)

Relatos sobre a experiência de produção cultural de produtores de moda. Convidados: Rafael Lern e Gabriela Leite, da Daspu (RJ) e Ronaldo Moreira, da Dasdoida (SP)


16h - Oficina temática "Redes e coletivos de cultura"

(auditório Pedro Calmon)

Experiências de redes e coletivos, artistas e produtores culturais. Tem como tema a cooperação e a sustentabilidade da produção cultural independente.

Convidados: Leoni (Movimento Música para Baixar); Felipe Silva (Circuito Fora do Eixo / Coletivo Massa SP); Ney Piacentini (diretor da Cia Paulista de Teatro) e Newton Goto (Circuitos Compartilhados de Cultura).


VALE A PENA CONFERIR
Durante o Seminário, sete artesãos vinculados a projetos de extensão universitária nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte terão seus produtos expostos no saguão de acesso ao evento, no Palácio Universitário.

Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco lançam o livro Economia da Cultura – idéias e vivências na quinta-feira, dia 19, às 15h50. Trata-se de mais uma realização da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).

Desfile de modas das coleções Daspu e Dasdoida marca o encerramento do primeiro dia de atividades do Seminário. Ambas as grifes tiveram suas origens nos trabalhos de inclusão e cidadania realizados junto a profissionais do sexo (ONG Davida, RJ) e a mulheres atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Itapeva, em São Paulo. Quarta, dia 18, às 18h, no Teatro de Arena do Palácio Universitário.

Conheça alguns artigos que relatam experiências de fomento à economia da cultura produzidos no âmbito do ProExt Cultura.

Nenhum comentário: