domingo, fevereiro 15, 2009

Por que fazer produção cultural?


Imagem livre da obra "O Pensador" de Rodin


Por Alê Barreto


Após quase dois anos respondendo e-mails de pessoas que estão começando a atuar na área de produção cultural, resolvi escrever sobre este assunto.

Você sabe por que está querendo fazer produção cultural?

Quer ficar famoso? Quer ganhar mais? Quer ter sucesso? Quer andar no meio dos artistas? Quer fazer somente o que você gosta? Não quer mais ter chefe?

Bom, antes de abandonar sua carreira ou trabalho atual, reflita um pouco mais. Você pode ficar famoso, ganhar mais e ter sucesso em muitas profissões com mais facilidade que na produção cultural. E se você conseguir isso, não será difícil andar no meio dos artistas.

Fazer somente o que você gosta pode ser uma motivação que leve você a encontrar muitas profissões ou atividades voluntárias, ao invés de somente ser um produtor cultural.

Não querer mais ter um chefe é uma questão que pode ser parcialmente resolvida se você decidir abrir o seu próprio negócio. Que também não necessita ser na área de produção cultural. Mas não esqueça: mesmo não tendo chefe, você passará a ter clientes, os quais muitas vezes podem ser piores do que um chefe.


Estabeleça critérios para tomar sua decisão


Quando decidi mudar minha carreira e me tornar um produtor cultural independente, estabeleci alguns critérios para esta minha decisão:

- potencializar o que eu faço bem (gestão de relacionamentos interpessoais, atendimento, saber escutar, valorizar as pessoas, análise de informações, gerenciar projetos, sistematização de conhecimentos, articulação de redes e equipes);

- utilizar recursos que possuo e posso aproveitar (comunicação, pensar estratégico, lógica, objetividade, sensibilidade para cultura, formação em administração, habilidade de negociação, alta capacidade de adaptação, habilidade de trabalhar sob pressão, criatividade);

- desenvolver características que outros percebem que faço bem (atendimento, produção de conteúdo escrito, gerenciamento de projetos e equipes, visão sistêmica do mercado, articulações institucionais com organizações públicas e privadas da cultura).

Estes critérios têm sido a minha bússola na hora de avaliar os próximos passos da minha carreira. Se você construir os seus critérios, saberá por que está fazendo produção cultural e terá mais clareza na hora de avaliar as opções que se apresentam em sua vida profissional.

Nenhum comentário: