sexta-feira, junho 05, 2009

O que o Produtor Cultural Independente fez em maio de 2009


Imagem livre do site www.morguefile.com


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)

Maio foi um mês que o Produtor Cultural Independente iniciou falando em sustentabilidade, através da divulgação de "Música Ltda: o negócio da música para empreendedores", trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Negócios de Leonardo Santos Salazar, realizado na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco.

Aproveitando o "gancho" do tema, instigamos nossos leitores a acompanharem um momento importante para a cultura brasileira. "Você é a favor ou contra a reforma da Lei Rouanet" estimula as pessoas a analisarem a Lei Rouanet, considerada principal mecanismo de financiamento indireto de ações culturais, a partir da visão do Ministério da Cultura, artistas e empresários.

Em "Um produtor cultural aprende com outro produtor cultural" compartilhamos reflexões importantes sobre a necessidade de intercâmbio entre os centros de produção de conhecimento e os centros culturais independentes.

Sustentabilidade, projetos culturais e intercâmbios podem ser viabilizados quando direcionamos nossa atenção para onde queremos que a energia de nossa vida flua. "Nem todo mundo é Leonardo da Vinci: dê um passo de cada vez" discute a "obrigação" de ser multimídia versus a necessidade de se cultivar os nossos projetos culturais.

Após ter abordados temas relacionados a sustentabilidade, o Produtor Cultural Independente retomou sua preocupação em educar pessoas para a produção cultural, abordando o tema do jornalismo cultural, conceitos e alternativas para a produção cultural em áreas de conflito.

Por fim, o mês de maio encerrou com a publicação de mais uma importante realização independente: a primeira edição do curso "Aprenda a Organizar um Show" no Rio de Janeiro (RJ), que está sendo construído a partir do método publicado no livro homônimo e das respostas às questões enviadas por e-mail pelos leitores.

Nenhum comentário: