sábado, maio 30, 2009

Realizado primeiro curso "Aprenda a Organizar um Show" no mês de maio




Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


As ações culturais propostas neste blog são ações em construção. O livro "Aprenda a Organizar um Show" é um bom exemplo disso.

Primeiro foi escrito neste blog, em 2006. Depois, após passar por uma edição e revisão de Rodrigo DMart e receber ilustrações de Yara Baungarten foi disponibilizá-lo gratuitamente através do portal Overmundo, em 2007.





Em 2008, através da ampliação da parceria com Rodrigo e Yara que constituiram a editora Imagina Conteúdo Criativo, foi lançada a primeira versão impressa do livro, no IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) em Salvador (29/05/2008), no Seminário Exportação da Música na Assembléia Legislativa do RS (11/06/2008), no Festival Independente GIG Rock em Porto Alegre (julho/2008), no Festival Multimídia Contato promovido pela Universidade Federal de São Carlos em SP (11/10/2008), no curso de Tecnologia de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas/RS, nas cidades de Rio Grande e Cassino, a Feira do Livro de Pelotas, TV Educativa do RS e Livraria Palavraria em Porto Alegre.





Agora em 2009 está começando o curso "Aprenda a Organizar um Show". O mesmo está sendo construído a partir do método publicado no livro, da análise e resposta de vários e-mails que recebo dos leitores do blog, de uma pesquisa e de um processo seletivo de parceiros que está em andamento.

O resultado destas ações já começou. Dias 16 e 23 de maio realizei a primeira edição do curso para uma turma de atores do Nós do Morro, na sede do Grupo, no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.



Durante duas tardes apresentei uma forma prática de planejar e realizar um show, que pode ser aplicada também a espetáculos teatrais, dança e eventos. Foram apresentados vídeos e respondidas questões feitas pelos participantes.



Foi uma das mais importantes experiências que já vivenciei. Aprendi muito com ela. Continuo aprendendo.

A próxima etapa agora é planejar as próximas edições no RJ e cidades que se mostrem interessadas em fomentar a educação para a produção cultural.

Nenhum comentário: