domingo, maio 03, 2009

Música Ltda. : o negócio da música para empreendedores


Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu/Foto: Oona Castro (RJ)


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Fazia um tempo que eu não entrava em um dos meus sites preferidos, o Overmundo. Quando cheguei na seção do meu perfil, me deparei com uma mensagem sugerindo que eu conhecesse um trabalho publicado no banco de cultura do site. Entrei no atalho indicado e tive a boa surpresa de encontrar "Música Ltda: o negócio da música para empreendedores". Trata-se do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Negócios de Leonardo Santos Salazar, realizado na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco.

Falo em boa surpresa porque este trabalho traz informações muito importantes para artistas e produtores culturais independentes que estão construindo a sustentabilidade de seus trabalhos.

Segue um breve resumo do autor:

O negócio da música faz parte da indústria do entretenimento, segmento que
movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, superando a indústria automobilística em faturamento, ficando atrás apenas da indústria bélica. Artistas e produtores de pequeno porte não possuem conhecimentos e técnicas específicas para empreenderem seu próprio negócio ou para administrarem a própria carreira. Este trabalho procurou abordar os principais assuntos nas áreas de indústria da música, empreendedorismo, finanças e marketing. Procuramos apresentar os temas através de uma linguagem simples, utilizando exemplos concretos e fazendo observações críticas. A cadeia produtiva da música está baseada principalmente em dois produtos: o disco e o show. A queda nas vendas de discos transformou o show na principal fonte de renda dos artistas hoje em dia. O empreendedorismo surge atualmente como resposta ao desemprego, tanto para um recém formado de 22 anos de idade, como também para um recém demitido de 40 anos. Empreender significa realizar um projeto. O primeiro passo é elaborar o plano de negócio. É preciso controlar os custos, possuir uma margem de lucro competitiva e calcular os impostos envolvidos em cada operação para obter lucro com o negócio e longevidade na carreira artística. Nenhuma organização sobrevive no mercado sem um saldo final positivo. Vender discos nos shows é uma estratégia para auferir receita de dois produtos com uma única oportunidade. A internet é um meio para divulgar e vender música. É uma maneira de driblar as rádios comerciais e colocar os produtos disponíveis para todo o mundo, sem custos com estoque e comissão. Tudo isso é marketing. Na parte final do trabalho apresentamos um modelo de plano de negócio para uma banda de música. As informações inseridas no plano refletem a realidade do mercado brasileiro. O modelo de negócio elaborado está de acordo com as leis nacionais que privilegiam a microempresa e a empresa de pequeno porte.

Quem tiver interesse, pode estudar o trabalho na íntegra.

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