sexta-feira, agosto 07, 2015

Participe do curso "Finanças aplicadas à cultura: gestão financeira básica para não financeiros"




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


O blog Produtor Cultural Independente iniciou uma parceria com o Cultura e Mercado, veículo pioneiro na discussão do setor cultural brasileiro, criado em 1998 por Leonardo Brant, que oferece informações, análises e serviços especializados aos artistas, produtores e gestores públicos e privados do mercado.

A parceria tem por objetivo proporcionar um incentivo para as pessoas que estão buscando investir em qualificação profissional para atuar nos setores criativos.

As pessoas que acompanham o Produtor Cultural Independente no blog e redes sociais terão desconto para participação em cursos. Aproveite!


Curso "Finanças Aplicadas à Cultura"

O gestor cultural e criativo vem sendo demandado, cada dia mais, no sentido de compreender seu trabalho também sob a ótica administrativa, financeira e contábil. Entretanto, uma grande parte dos profissionais atuantes no mercado sente dificuldade em lidar com finanças e contabilidade, o que os impedem de atuar de maneira mais eficiente em suas empresas e organizações.

O curso Finanças aplicadas à cultura pretende oferecer uma melhor compreensão dos instrumentos e ferramentas disponíveis, além de facilitar o diálogo com os profissionais especializados das áreas contábil e financeira.

Ao longo das aulas, serão apresentados conceitos básicos da gestão financeira e contábil e serão propostos exercícios em grupo, bem como a análise de casos concretos, com o objetivo de fazer com que os alunos consigam visualizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sua rotina de trabalho.

AULAS 1 E 2 | Contabilidade | Conceitos e princípios contábeis: usuários da informação, documentos contábeis, regime de caixa e regime de competência; Demonstrações contábeis fundamentais: Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados Econômicos (DRE); Principais estruturas jurídicas; Impostos e tributos (lucro real, lucro presumido e simples nacional).

AULA 3 | Finanças | Formação de custos de produtos, serviços e projetos; elaboração de planilhas financeiras; elaboração e interpretação de relatórios; plano de contas, centros de custos e departamentos.

AULA 4 | Planejamento e acompanhamento financeiro | O papel do gestor financeiro; Indicadores de análise financeira; Planejamento financeiro; Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis e rateio de despesas.

AULA 5 | Financiamento à cultura e leis de incentivo | Fontes de financiamento; Panorama das leis de incentivo federais, estaduais e municipais; Gestão de projetos e prestação de contas.


Erick Krulikowski é professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV e do Master – Pós MBA do B.I. International; assessor para planejamento estratégico e acesso a mercado do Polo Audiovisual da Zona da Mata/MG; coordenador pedagógico do Objetiva – Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual; e sócio diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios, com ênfase em finanças, planejamento estratégico, plano de negócios e desenvolvimento institucional para empresas e organizações não-governamentais, tais como o Neojiba, Unibes e Fundação Telefônica.

Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), é MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e Valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Coordenou o Criativar – Laboratório de Negócios Criativos do programa Empreendedores Criativos. Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa e como coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos como “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa.



SERVIÇO

Quando: 21 a 23 de Agosto
Horário: Sexta das 19h30 às 22h30; Sáb e Dom das 09h às 17h
Carga horária: 15 horas
Valor: R$ 696,00

* desconto de 10% para seguidores do blog Produtor Cultural Independente, utilizando o código promocional #PRODINDIE no momento da inscrição.

Onde: Cultura e Mercado: R. Cap. Salomão, 26, 1º andar - Centro, São Paulo - SP

* Próximo ao metrô São Bento

Contato: (11) 5082-2111 - atendimento@redecemec.com

www.culturaemercado.com.br/cursos




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: