Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Era 2002 e lá estava eu no Google tentando achar alguma coisa ao redor da palavra "patrocínio". Uma das primeiras missões que eu assumi para começar a trabalhar no setor cultural foi tentar captar recursos para um projeto. Como várias pessoas, eu pensava: "me comunico bem, o projeto que vou apresentar possui uma lei de incentivo que permite que o patrocinador utilize parte dos seus impostos devidos para patrocinar, é só uma questão de persistência". Não era. Há mais mistérios entre o patrocinador e um projeto do que julga nossa vã filosofia.
Continua sendo um desafio captar recursos. Aliás, esta definição "captar recursos" já está assumindo novos nomes: articulação de recursos, mobilização de recursos, ativação de públicos interessados, etc. Seja o nome que for, nunca pense que captar recursos é uma tarefa fácil. Fácil é gastar recursos.
Hoje os tempos são outros. Agora vivemos o inverso. Se antes faltavam informações, hoje temos excesso de informações. O caminho é cada vez mais realizarmos uma curadoria, para realmente ocuparmos nosso tempo com informação relevante.
Um bom exemplo de informação relevante é o "Manual do Patrocinador" que o escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, a Animus Consult e a Editora Brasileira estão lançando. O livro é um mapeamento completo sobre as leis de incentivo fiscal existentes no Brasil. Incentivos fiscais são estímulos concedidos pelo governo a pessoas físicas e jurídicas para viabilização de projetos culturais, esportivos e sociais de outras pessoas físicas ou jurídicas, por meio da destinação de parte de seus impostos devidos.
O objetivo do "Manual do Patrocinador" é disponibilizar para cada agente cultural uma ferramenta prática e esclarecedora sobre os diferentes mecanismos de incentivo fiscal, tanto no âmbito federal, como estadual e municipal das principais localidades do país.
Já li textos e estive em algumas ocasiões em palestras do Fábio Cesnik. Posso afirmar que ele trabalha de forma muito profissional com estes temas relacionados a projetos que utilizam leis de incentivo. Para mim o trabalho dele é uma importante referência. Recomendo a todos aqueles que estão chegando e começando a se debruçar sobre o assunto. E recomendo também às pessoas que já atuam no dia a dia dos projetos.
Os eventos de lançamento acontecerão em São Paulo, no dia 20 de agosto, e no Rio de Janeiro, dia 25 de agosto.
EVENTOS DE LANÇAMENTO
São Paulo
20/08/2015
Associação Comercial de São Paulo - ACSP
Rua Boa Vista, 51 – Centro – São Paulo/SP
09h00 às 12h00
Rio de Janeiro
25/08/2015
Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ
Rua Candelária, 9 – 11º e 12º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
09h00 às 12h00
EVENTOS DE LANÇAMENTO
São Paulo
20/08/2015
Associação Comercial de São Paulo - ACSP
Rua Boa Vista, 51 – Centro – São Paulo/SP
09h00 às 12h00
Rio de Janeiro
25/08/2015
Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ
Rua Candelária, 9 – 11º e 12º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
09h00 às 12h00
O Manual do Patrocinador já está disponível para download gratuito no site www.manualdopatrocinador.com.br.
Contato: manual@manualdopatrocinador.com.br
Contato: manual@manualdopatrocinador.com.br
Fonte: Comunicação do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
*************************************
[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]
*************************************
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi71UgdsXGZkYm3lmKaApBnHGmVmeHRONHPxV6_jkwqVM6V7k62nZFbGQopVkXGAFlKso9otB9A5MVmA-oK90BQYRZHKEaBU7dvIV_Zn38uKPqOb_sOQzCzkMLQlvHROiauJFGRVQ/s1600/perfil+rodap%25C3%25A9.png)
* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa. Saiba mais
Um comentário:
importante dica, AleBa! Vou ver se a moçada da Catarse banca um.
Postar um comentário