terça-feira, setembro 02, 2014

Como as crianças estão escutando música?





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com

Se você é pai, mãe, tio, vó ou gosta de crianças e acompanha o seu universo, já deve ter notado que elas se debruçam horas sobre os games.

Este menino inteligente na foto chama-se João Pacífico. Em dez anos ele completará dezoito primaveras. Sabe como ele escuta música? Assistindo sincronizações de paródias de músicas de artistas pop com animações do game Minecraft. Essa que o João está assistindo é 
"New World" - A Minecraft Parody of Coldplay's Paradise (escute a versão original da música).

Os cursos acadêmicos estão começando a reconhecer os games como cultura. É um processo demorado, lento. Mas gostem ou não, são vídeos como este que estão definitivamente incorporados ao modo de vida das crianças e jovens. Para você ter uma ideia, somente este vídeo tem 45.076.213. Isso mesmo: mais de 45 milhões de visualizações.


O "Minecraft" é um game de construção de blocos, um tipo de "Lego virtual". Lançado em 2011, o jogo já tem 40 milhões de usuários.


Para pensar:

- games e animações são novas plataformas do consumo de música;
mais de mil escolas no mundo utilizam o Minecraft como plataforma educativa.





********************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
É um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Um comentário:

Rafael Noris disse...

Na minha época a gente conhecia música através dos games também, com os jogos Tony Hawk's Pro Skater. Meu irmão que é 9 anos mais novos também vi ele conhecer bandas através de Guitar Hero & cia.

Hoje com internet banda larga acessível a grande parte da população, acredito cada vez mais que o Youtube é uma plataforma de conhecimento musical. Eu mesmo já conheci diversas coisas legais que nem procurava, através de vídeos relacionados.

Abs!