quarta-feira, setembro 17, 2014

Um mapa de cultura é um ótimo caminho para estimular a economia criativa





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Em abril de 2013, quando estive em Rio Branco ministrando o Programa Produtor Cultural Independente dentro do projeto "Gestão para Produção Cultural", esboçamos uma ideia: criar um Guia de Economia Criativa do Acre. A ideia era que fosse uma publicação que trouxesse dados referentes as manifestações artísticas, culturais e criativas do estado do Acre e informações sobre os impactos destas manifestações na economia.

Após o curso, chegamos a criar um grupo de trabalho e conversamos com pessoas da Fundação Garibaldi Brasil e Fundação Elias Mansour. Não sei em que pé ficou este assunto, mas conheci há uma semana um projeto aqui do Rio de Janeiro que me lembrou da ideia do projeto no Acre. 

Estou falando do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, um projeto realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras, e coordenação e conteúdo da agência Diadorim Ideias.


O projeto, que pesquisou todos os municípios no período de 2011 e em 2013, gerou:

- um portal bilíngue na internet que reúne 3,5 mil verbetes, 8 mil imagens e 120 vídeo-documentários sobre a cultura do estado;





- um guia impresso;

- aplicativos para telefones e mobiles.


O portal oferece a busca por municípios ou por atrações/ categorias, disponibilizando também informações de serviço, vídeos, galerias de fotos e mapas de localização integrados ao google maps.


Acredito que este projeto pode ser multiplicada em todos os estados brasileiros e que pode também ser implementado em parceria com a Rede Brasil Criativo # Incubadoras.


Um mapeamento com esta qualidade. Imagine se for enriquecido com informações que estimulem a economia criativa?


 Conheça o portal Mapa da Cultura



************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
É um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: