quinta-feira, junho 13, 2013

Obrigado a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) - Campus Nilópolis





Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Amigos, hoje estive participando do encontro "De Produtor para Produção", atividade promovida pelo Grupo Pet Conexões de Saberes em Produção Cultural, com apoio do  IFRJ Campus Nilópolis e pessoal da comunicação.

Foi maravilhoso. Adorei reencontrar a Renata Silencio, atual coordenadora do curso de Bacharelado em Produção Cultural. Adorei conhecer a professora Ana Luisa Lima. Ambas relataram experiências e informações importantes sobre o universo da produção cultural.

Renata Silencio deu muitas dicas. Duas que destaco:

- ser produtor "vai além de executar";
- um estudante de produção pode aproveitar momentos de lazer e entretenimento para observar as produções.

Concordo 100%.

Ana Luisa Lima também trouxe uma abordagem muito bacana. Falou da evolução do curso, que era à noite e somente de dois anos e agora é um bacharelado com duração de quatro anos.

Assim como a Renata, deu várias dicas. Duas que destaco:

- um bom profissional de produção precisa ter "olhar de público". Tem que consumir cultura;

- a gente vive da produção, mas não produzimos para nós mesmos. Produzimos para as pessoas que assistem. O que podemos fazer para não ter nenhuma cadeira vazia num espetáculo? Como chegar nas pessoas?

Concordo 100%.

Agradeço este momento lindo com todos e desejo que esta ação seja a primeira de muitas, pois como bem falou a professora Ana Luisa Lima:

"(...) uma universidade moderna rompe os muros e consegue se relacionar com o mundo real".

Muito obrigado!


Conheça o trabalho do PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural, acesse o blog

http://proculturapetifrj.blogspot.com.br/



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, diretor de produção e produtor executivo, possui competências tanto para organização de eventos e direção de produção como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos. Sua ação pioneira de compartilhar suas experiências práticas têm contribuído para a organização e desenvolvimento de setores criativos brasileiros. Criador do blog “Produtor Cultural Independente”, ativo desde 2006, possui diversos textos citados e recomendados em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. Seu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, já foi acessado por mais de 22.000 pessoas e rendeu-lhe convite para cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil e a indicação em 2013 ao Prêmio Dynamite de Música Independente (SP).

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: