quarta-feira, janeiro 02, 2013

Sugestões simples e práticas para o ano começar mais produtivo para produtores independentes






Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Dia 02 de janeiro, quarta-feira, primeiro dia útil de 2013. Em geral, produtores culturais independentes são profissionais informais, autônomos, liberais ou empreendedores formalizados. Nestas formas de organização do trabalho, 
a administração das atividades ao longo do tempo, também conhecida universalmente como "administração do tempo", é uma função estratégica.

Aqui vão duas sugestões simples e práticas para o ano começar mais produtivo.


Revise rapidamente 2012
Olhe suas agendas, cadernos, computador, e-mails, etc e faça um resumo:

- propostas encaminhadas;
- orçamentos que precisam ainda ser feitos;
- pessoas com quem foi iniciado um relacionamento;
- ideias que você teve que podem melhorar os seus projetos, planos de negócio e ações em andamento.

Exemplo baseado em fatos reais: olhando meu gmail, percebi que tive um volume de 1.600 mensagens via e-mail, das quais necessito ainda responder 215, que acumularam de outubro a dezembro. Se você solicitou orçamento, informações, etc e ainda não recebeu, provavelmente você é um destes 215. 

Fazendo esta análise, eu ordenei o que estava atrasado e criei condições reais para atender as pessoas que estão aguardando.


Metas: o que é prioridade para 2013?

Após ter revisado seu ano de 2012, procure avaliar:

- que propostas precisam ser encaminhadas primeiro;
- que orçamentos precisam ser elaborados e enviados primeiro;
- que pessoas é preciso retomar o contato para ativar o relacionamento o mais breve possível;
- que ideias devem ser trabalhadas para melhorar os seus projetos, planos de negócio e ações em andamento.



Exemplo baseado em fatos reais: mesmo sabendo que tenho 215 e-mails para responder, tenho ainda muitas anotações de melhorias que preciso implantar em meu trabalho e novos projetos, planos de negócio e ações em andamento.

Ao pensar nas prioridades para 2013, eu começo a ordenar as minhas ações, dando prioridade para o que terá um maior impacto na minha atividade profissional.


**************************************************************************



[ÚLTIMO DIA DA PROMOÇÃO DE FINAL DE ANO PARA OS CURSOS DO PROGRAMA PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE NO RIO DE JANEIRO]

Se quiser aprender mais, aproveite e se inscreva nos cursos do Programa Produtor Cultural Independente, selecionado pelo edital do Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Um dos cursos é "Aprenda a Iniciar um Agenciamento Artístico".


Se você é seguidor do blog Produtor Cultural Independente, estiver na rede do Alê Barreto no facebook https://www.facebook.com/alexandre.barreto.73 ou for seguidor do twitter https://twitter.com/Alebarreto , mas perdeu a promoção de Natal, ainda dá para ganhar um bom desconto. De 26/12/2012 a 02/01/2013 você poderá receber um desconto de R$ 35,00 em cada curso, enquanto houverem vagas.



[APROVEITE!]

Clique aqui e conheça o 
Programa Produtor Cultural Independente e como fazer sua inscrição.


[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 466.233 visualizações]

**************************************************************************

Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural



Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

Nenhum comentário: