segunda-feira, maio 09, 2011

Roteiro para prestação de serviços em projetos




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


De repente, o seu telefone toca. Você atende e escuta uma voz que diz: "alô, você faz produção? Eu preciso de um produtor".

Um número muito grande de pessoas já considera que "arrumou trabalho". Não é bem assim.


Roteiro para prestação de serviços em projetos

- faça um "check-list" do que você precisa saber;
- agende uma reunião com o cliente que está solicitando seu serviço;
- elabore uma proposta de prestação de serviços;
- apresente a proposta para o cliente e obtenha sua aprovação, antes de iniciar o serviço.


Check-list para entender uma proposta de prestação de serviços


- Qual é o nome da empresa que deseja contratar os seus serviços?
- Quais trabalhos esta empresa já realizou? Se for uma empresa nova, quais são as experiências anteriores dos sócios?
- Qual serviço está sendo contratado? Esteja atento: serviço "produção executiva" possui muitos outros serviços embutidos. Detalhe bem isso.
- Você terá que contratar e gerenciar pessoas para trabalharem diretamente com você? Você terá que contratar prestadores de serviços? Você terá que selecionar, contratar e/ou gerenciar prestadores de serviços em nome do contratante?
- Você terá que gerenciar materiais administrativos do contratante? Quais (material de escritório, etc)?
- Você terá que gerenciar materiais técnicos do contratante? Quais(fita isolante, fita tape, trena, lanterna, riders, etc)?
- Você terá que gerenciar materiais promocionais do contratante? Quais (cartazes, flyers, ingressos, banners, programas, livros, etc)?
- Você terá que gerenciar materiais financeiros do contratante? Quais (recibos, vales, dinheiro, etc)?
- Que objetivos o contratante deseja atingir com a sua prestação de serviços?
– Qual é a jornada desta prestação de serviços? (dias, horários e períodos de trabalho)
- Há regras específicas para execução do trabalho (legislação, normas, etc.)? Detalhe bem isso.
- Despesas: calcule (mesmo que estimado) quanto vai gastar com transporte, alimentação e comunicação (telefone) para prestar o serviço.
- O contratante pagará as suas despesas ou elas estão incluídas no valor oferecido para a sua prestação de serviços?
- Considerando que o contratante pagará suas despesas, como isso será feito? Você receberá antes recursos para estas despesas ou terá que pagá-las e solicitar reembolso depois? Quando será o reembolso?
- Qual é o valor bruto oferecido para prestação de serviços? Quais são os descontos que incidem sobre este valor? Qual o valor líquido que você irá receber?
- Quais são os procedimentos do departamento financeiro do contratante para que você possa receber o seu pagamento?
- Qual a data que o valor será pago?
- Você deverá elaborar relatórios? Quais são os modelos de relatórios a serem seguidos?
Há algum procedimento de preenchimento de formulário ou relatório que deva ser feito durante a prestação de serviços ou entre o fim da prestação de serviços e a data do pagamento?


Reunião

É muito importante realizar uma reunião presencial ou virtual.

Leve o check-list e entenda o que o cliente está buscando.



Proposta

Após a reunião, elabore uma proposta de prestação de serviços e encaminhe para o cliente.



Aprovação

Aguarde o aceite formal do cliente para iniciar um trabalho.


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


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