terça-feira, maio 10, 2011

Você sabe fazer um portfolio?




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muita gente acha que portfolio de artista é assunto para empresário ou marchand. Mesmo sabendo que o marchand atua na distribuição da produção de um artista, para mim a primeira pessoa que deve se preocupar com a apresentação de sua produção artística é o próprio artista.

Nos próximos dias 13 (sexta-feira, a partir das 14h) e dia 14 (sábado, às 9h), a curadora Janaína Melo estará ministrando a oficina "Portfolio de Artista" na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Seguem mais informações sobre a oficina extraídas do site do Itaú Cultural.


Oficina Portfolio do Artista

Criada especialmente para a Caravana Rumos Artes Visuais, a oficina Portfolio de Artista tem duração de três horas. A participação é gratuita e as inscrições para garantir uma das 90 vagas devem ser feitas a partir de 28 de abril, pelo e-mail comunicacao@iberecamargo.org.br ou pelo telefone 51. 3247-8045.

Além de falar da nova edição do Rumos Artes Visuais (saiba mais sobre o Rumos 2011) Janaína Melo irá oferecer exemplos e promover a analise em grupo de portfólios e plataformas distintas de apresentação do trabalho de arte existentes na cena contemporânea. Desta forma ela pretende conduzir por meio de discussões com os participantes, questões concernentes à escrita de artista. "Se, por um lado, há o propósito de muitas vezes informar os participantes, na medida do possível deseja-se igualmente que tais reflexões possam ser desencadeadoras de discussões que levem ao aprofundamento das reflexões acerca dos contextos específicos da cena contemporânea a partir de cada lugar", explica.

Janaína é historiadora com atuação na área crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte. Graduada em História (FAFICH/UFMG) e pós-graduada (Lato Sensus) Pesquisa e ensino em Arte Contemporânea (Escola Guignard, UEMG). Colaboradora da Editora C/Arte na organização de livros da coleção Circuito Atelier. Foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2005 e 2007. Assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2008-2009). Atualmente é Coordenadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho (MG), professora de Crítica de Arte da Escola Guignard UEMG e curadora do Programa de residência artística JA CA e do Projeto Atelier Aberto - Escola Guignard UEMG. Possui textos publicados nos livros Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea. [PEDROSA, Adriano, MOURA, Rodrigo (org.)]. Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2008 e Projeto Bolsa Pampulha - Edição 2005-2006. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, 2008. Vive e trabalha em Belo Horizonte.


*********************************************************************************



Foi dada a largada para nova turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 21 de maio, das 14h às 18h, no Rio de Janeiro

Saiba como participar!


*********************************************************************************


15 pessoas já se inscreveram! Planeje-se e participe dos próximos cursos em Brasília




Saiba como participar da nova turma do curso "Aprenda a Produzir uma Banda" dia 16 de maio em Brasília




Saiba como participar da nova turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 17 de maio em Brasília


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: