sexta-feira, maio 06, 2011

Você sabe o que é um release?

Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com

Todo mundo sabe que gosto de compartilhar informações. Aproveitei então para unir o útil ao agradável: amanhã o meu cliente Fábio Neves, músico e gestor cultural, faz show com o Duo Pinho Brasil. Nos últimos dias ele tem trabalhado muito sua divulgação. Vou aproveitar este trabalho para falar de um assunto importantíssimo na divulgação: o release.

Você sabe o que é um release?

Release ou "press-release" é um comunicado para meios de comunicação. Se você vai fazer um espetáculo, um evento, você envia um release para diferentes veículos de comunicação, como rádios, TV, jornal, sites, blogs, revistas, etc.

Um release deve ser objetivo e ao mesmo tempo despertar a atenção das pessoas. Isso irá fazer com que elas tenham interesse em colaborar com a sua divulgação.

Tarefa fácil? Nem sempre. Mas é fundamental.

Para quem nunca fez um release, aí vai um exemplo.


RELEASE: “Pinho Brasil, Madeira de Lei”: um agradável encontro com a harmonia e o ritmo da música brasileira


Pinho Brasil/Foto: Carol de Hollanda


Espetáculo do Pinho Brasil retorna ao palco do Centro de Referência da Música carioca no próximo dia 7 de maio

Existe algo mais agradável do que ser convidado para ouvir música? Sim: assistir um espetáculo ao vivo de música brasileira em um formato acessível e de qualidade.

“Pinho Brasil, Madeira de Lei” é um espetáculo onde o violão e a percussão proporcionam ao público uma interessante experiência cultural. Com repertório e arranjos selecionados, os músicos Fábio Neves e Márcio Valongo convidam o público para um encontro com os diferentes sotaques da música brasileira.

Assista um pedacinho do show neste vídeo no Youtube http://youtu.be/ki5hahfAKJw

Este encontro no Centro de Referência da Música Carioca. Localizado no charmoso bairro da Tijuca, este centro cultural dedica-se à memória, à criação e à pesquisa da música brasileira.

“O Centro de Referência da Música Carioca é hoje um dos principais espaços de valorização da música na cidade do Rio de Janeiro”, afirma Fábio Neves. E completa: “é preciso que os músicos, a população e o poder público comecem a olhar este espaço com mais atenção”.


Saiba mais sobre o Pinho Brasil

O Pinho Brasil é um duo formado em 2008 pelos músicos Fábio Neves (violão 8
cordas/viola caipira) e Márcio Valongo (bateria). Seu trabalho artístico caracteriza-se por uma nova proposta musical: aproximar o público da harmonia e dos diferentes ritmos que caracterizam a cultura brasileira.

Para isso, o Pinho Brasil pesquisa autores clássicos e contemporâneos, constrói um repertório marcado pela qualidade e diversidade.

Conheça um pouco mais do trabalho no Myspace
http://www.myspace.com/pinho_brasil


Saiba mais sobre os músicos


Fábio Neves é bacharel em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em violão. Estudou com os conceituados professores Graça Alan, Márcia Taborda, Bartholomeu Wiese, Wagner Meirelles e Marco Pereira. Pesquisa a prática do violão de 8 cordas e viola caipira. É pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes e administra o blog www.fabionevesviolao.blogspot.com.


Márcio Valongo é licenciado em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estudou percussão erudita com os conceituados professores Sergio Naidim e David Cerqueira e bateria com Guilherme Gonçalves, professor formado pela Berklee College of Music, em Boston, EUA. Participou do grupo de percussão da Escola de Música Villa Lobos onde também estudou com o professor Edgar Rocca.

Serviço
O que: Show “Pinho Brasil, Madeira de Lei”
Quando: 07 de maio de 2011 Horário: 19h
Onde: Centro de Referência da Música Carioca - Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) /direto no local
Produção Executiva: Fábio Neves e Alê Barreto


Ficou interessado?

Envie e-mail para alebarreto@gmail.com e receba mais informações.



************************************

* Alê Barreto (ou Alexandre Barreto) é administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, blogueiro, professor e palestrante. Concluiu sua formação em gestão pública em cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Gosta de desafios. Isso faz com que esteja aberto a convites, à novas oportunidades e a trabalhar em diferentes lugares. Saiba mais

Atualmente reside no Rio de Janeiro, é um dos gestores do Grupo Nós do Morro na comunidade do Vidigal e responsável pela implantação da área de Produção Cultural na Escola de Música da Rocinha.


+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: