segunda-feira, dezembro 07, 2009

Bibliografias de Produção Cultural - 1




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Bibliografias de Produção Cultural são posts onde serão disponibilizadas seleções de livros, sites, áudios e vídeos recomendados para quem deseja aprofundar o estudo de produção cultural.


Produção cultural, produção executiva e gestão cultural


Livros




O Avesso da Cena - Notas sobre Produção e Gestão Cultural - destinado àqueles que desejam se familiarizar com o contexto da produção e da gestão cultural e com a dinâmica dos empreendimentos da área. Sua leitura é recomendável aos estudantes dos cursos de produção e gestão cultural, aos artistas e produtores, aos gestores de instituições culturais públicas e privadas e de organizações sem fins lucrativos, bem como aos alunos e profissionais de campos como administração, marketing e comunicação. Autor: Romulo Avelar. Editora: Duo Editorial




Gestão Cultural: profissão em formação - A pesquisa é resultado do mestrado de Maria Helena Cunha, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo da tese foi analisar as questões relativas à constituição do campo da gestão cultural em Belo Horizonte, desde 1980. Seu foco principal foi compreender os processos diferenciados de formação dos gestores culturais, suas trajetórias profissionais e os saberes como referenciais coletivos necessários para atuarem no mercado de trabalho.

Autora: Maria Helena Cunha Editora: DUO Editoral




Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007 - Com 295 páginas e dividido em quatro seções principais, o Guia foi planejado para atender aos profissionais da cultura, estudantes e gestores das áreas de comunicação e marketing, entre outros. Esta edição de 2007 traz informações fundamentais sobre planejamento, direitos do autor, projetos e incentivos fiscais, comunicação, produção gráfica, terceiro setor e questões jurídicas, financeiras e internacionais.

Há ainda a seção “Curta Linguagem”, com entrevistas de personalidades do meio; o novo capítulo “Idéias Soltas”, com artigos de destacados profissionais dos diversos campos do conhecimento e um espaço especial destinado aos endereços virtuais de teatros, instituições culturais, gravadoras, secretarias de cultura, entre outros endereços úteis para a classe cultural.

Autores: Edson Natale e Cristiane Olivieri Editora: Zé do Livro




Aprenda a Organizar um Show - um método para produção de shows disponibilizado no site colaborativo www.overmundo.com.br e lançado em meio impresso pela Imagina Conteúdo Criativo. Desde outubro de 2007 mais de 10.000 pessoas já acessaram o conteúdo desta publicação.

Autor: Alê Barreto Editora: Imagina Conteúdo Criativo




Diário de Produção - Relatos, dicas, experiências e casos de quem aprendeu a produção cultural na prática - Livro que convida o leitor a vivenciar um pouco do complexo universo da produção cultural. Este livro não pretende ser um guia com fórmulas de como fazer. O livro dá a exata noção das áreas, da rotina e das responsabilidades que envolvem a produção cultural. Através de relatos de sua experiência, a autora conduz o leitor a conhecer este universo e experimentar várias situações vividas na prática. Uma construção crítica e realista sobre a questão da profissionalização do setor da produção cultural.

Autora: Carla Lobo



Textos


Um bom produtor cultural tem que ser desinibido - matéria "Voz da Experiência: Para Tatiana Zaccaro um bom produtor cultural tem que ser desinibido", publicada por Lauro Neto na seção de educação do Jornal O Globo, 01/09/2009.

Entrevista com o produtor cultural independente Alê Barreto - vídeo onde o produtor Alê Barreto fala sobre sua carreira e sobre o processo de criação do livro "Aprenda a Organizar um Show", um guia prático e direto para planejar e executar espetáculos musicais.

Ter um produtor cultural ou não ter, eis a questão - texto de Alê Barreto publicado no site Overmundo com reflexões sobre a relação entre artistas e produtores.

O que é produção cultural? - anotações de Alê Barreto sobre o conceito de produção cultural, baseado em suas vivências práticas.

Precedentes para uma análise sobre a formação e a atuação dos produtores culturais - artigo apresentado no III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) por Leonardo Figueiredo Costa, doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.

Porque fazer produção cultural - texto de Alê Barreto com reflexões sobre os motivos que levam alguém a fazer produção cultural.

Vamos educar pessoas para produção cultural? - texto de Alê Barreto publicado no site Overmundo (www.overmundo.com.br) e no Guia Brasileiro do Mercado da Música 2008/2009, do Instituto Totem Cultural.

Como educar pessoas para produção cultural? - texto de Alê Barreto com sugestões de como se pode educar as pessoas para a atividade de produção cultural.

Começar a trabalhar com produção cultural - texto de Alê Barreto publicado no site Overmundo com reflexões sobre os primeiros tempos de quem começa a atuar na produção cultural.

A Profissionalização dos setores culturais - Artigo de Kátia de Marco, cientista social e mestra em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense, publicado no site da Associação Brasileira de Gestão Cultural. A autora é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais da Universidade Candido Mendes.

Nenhum comentário: