sexta-feira, abril 28, 2023

Amplie sua formação com a oficina online "O AVESSO DA CENA" de Produção e Gestão Cultural com Romulo Avelar

  



Por Alexandre Barreto* (alebarreto@gmail.com)


Atividade formativa recomendada pelo Produtor Independente.

Segue release.



Oficina online "O AVESSO DA CENA"

A oficina online ao vivo “O AVESSO DA CENA” tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais à realização de projetos culturais e à busca pela sustentabilidade na área. Visa provocar reflexões sobre os processos de produção e gestão e contribuir para a dinamização do trabalho dos empreendedores culturais, em busca de resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações culturais oferecidas ao público.


A OFICINA

Serão três módulos de 8 horas/aula. As aulas serão realizadas, às segundas, quartas e sextas, das 18h30 às 21h10.

A oficina foi desenvolvida de forma a oferecer três módulos independentes. Assim, se você já tem os conhecimentos de um ou mais desses módulos, poderá se inscrever apenas naqueles nos quais possui interesse. No entanto, é importante destacar que tais conhecimentos vão se somando no decorrer das aulas. Assim, para fazer o Módulo 2 é recomendável que você já tenha conhecimento sobre os temas tratados no Módulo 1 e assim sucessivamente.


Módulo 1: PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL 12/06, 14/06 e 16/06

Neste módulo trataremos de temas como: papéis e linguagens dos produtores e gestores culturais; organização e trabalho coletivo; formação de equipes transdisciplinares; empreendedorismo na área cultural; etapas de uma produção e aplicação de ferramentas da administração ao universo cultural.


Módulo 2: PROJETOS E PORTFÓLIOS DE VENDAS 03/07, 05/07 e 07/07

Neste módulo discutiremos aspectos gerais sobre elaboração de projetos culturais e trataremos da montagem de projetos para captação de recursos e portfólios para a venda de shows e espetáculos. Abordaremos também as relações dos empreendedores culturais com as empresas patrocinadoras.


Módulo 3: FONTES DE FINANCIAMENTO À CULTURA 17/07, 19/07 e 21/07

Neste módulo discutiremos a necessidade de diversificação das fontes de recursos para a cultura, partindo de um estudo do professor que mapeou 52 diferentes fontes e estratégias para o financiamento de ações culturais. Trataremos também da aplicação de técnicas de marketing e do financiamento de ações culturais por pessoas físicas.


PARA QUEM É ESTA OFICINA?

Esta oficina é destinada àqueles que desejam se familiarizar com o contexto da produção e da gestão cultural e com a dinâmica dos empreendimentos da área. É aberta a pessoas com ou sem experiência no setor cultural: artistas, produtores, gestores de instituições culturais públicas, privadas e do terceiro setor, bem como alunos e profissionais de campos diretamente relacionados com o fazer artístico-cultural, tais como administração, direito, marketing e comunicação.


O PROFESSOR ROMULO AVELAR

Administrador e gestor cultural. Estudou na Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso do Rio de Janeiro, atuou em iniciativas culturais de diversas empresas e na área pública, como Diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, Assessor Especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Foi consultor de planejamento do Grupo Galpão e da Casa do Beco e prestou consultoria a dezenas de artistas, grupos e instituições culturais. Desenvolveu e coordenou algumas edições do Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música do Sebrae MG.

Nos últimos vinte e cinco anos, tem ministrado cursos nas áreas de produção, planejamento e gestão cultural, em várias cidades brasileiras. Autor dos livros “O Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural” e "Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma experiência de gestão cultural".

• 187 cursos ministrados em 22 estados brasileiros
• 104 palestras e participações em eventos culturais
• Consultoria a 121 artistas, grupos e instituições culturais
• Atuação profissional em mais de 100 cidades brasileiras


OBSERVAÇÕES

As aulas serão realizadas por meio da plataforma Zoom.

Durante a realização de cada módulo, serão criados um grupo de WhatsApp com a participação do professor e um link no Google Drive para disponibilização de informações e materiais de estudo.

Ao término de cada módulo, os certificados serão encaminhados por meio digital àqueles alunos que tiverem pelo menos dois terços de presença nas aulas.


ATENÇÃO: AS AULAS SERÃO MINISTRADAS AO VIVO E NÃO SERÃO GRAVADAS.


FORMA DE PAGAMENTO

Valor do curso completo: R$ 570,00 (pagamento pelo PIX 45650942668)

Valor de cada módulo isolado: R$ 210,00 (pagamento pelo PIX 45650942668)

Preencha a ficha de inscrição neste link e envie o comprovante de pagamento para o e-mail romuloavelar@gmail.com.


Assim que a organização do curso receber seu comprovante do pagamento, será confirmada sua inscrição por e-mail e será enviado o link para acesso à plataforma Zoom.

Informações pelo whatsapp (31) 98845 0660



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* Alexandre "
Alê" Barreto é Administrador de Empresas, MBA em Gestão Cultural, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. É apaixonado por temas relacionados a estratégia e gestão. Acredita que Arte e Cultura são motores da Inovação. Adora gerenciar projetos e trabalhar com equipes criativas. Criou em 2006 o "Produtor Independente", um dos primeiros blogs sobre produção e gestão cultural no Brasil. Atualmente é professor no Centro Universitário Uninorte (Rio Branco/AC), está cursando especialização em Product Management e especialização em Gestão de Projetos. E está buscando novo desafios!

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