quarta-feira, outubro 04, 2017

"Ninguém deve copiar outra pessoa se quer se tornar alguém de sucesso"





Por Alexandre Barreto *


Reed Hastings, criador e presidente do Netflix, ao ser perguntado sobre o que seu estilo de liderança teria a ensinar a empresários e executivos de outros setores foi categórico: "nada." É no mínimo curioso ouvir o criador de um negócio com uma base de clientes formada por 100 milhões de pessoas em quase 200 países responder que não tem nenhuma fórmula, modelo de negócio ou conselho sobre gestão para ensinar. Mas é exatamente isso que ele respondeu: "nada".

Concordo com ele. Grande parte do conhecimento que move o mundo não é fruto apenas da reprodução de modelos ou multiplicação de ideias consideradas "inovadoras" nos últimos cinco anos. O conhecimento que 24 horas move o mundo também é fruto da prática de pessoas como Reed Hastings, que ao longo de mais de 30 anos de trabalho construiu um mapa próprio para navegação no mundo dos negócios.

Entender que a um "grande salto" precede quase sempre uma etapa de preparação, na qual construímos nossos próprios referenciais, ajuda a não nos tornarmos cegos diante da realidade. Você pode se tornar um grande artista. Você pode ser escritor notável. Você pode se tornar uma pessoa reconhecida no mundo da tecnologia. Mas isso não depende apenas do seu desejo, de frase motivacionais ou de mindset (leia o texto "Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você" de Ícaro de Carvalho, publicado no Medium).

Atingir o sucesso, seja lá o que isso signifique para você, depende também do tempo que você está disposto aprender a utilizar os seus melhores recursos. Depende do quanto você acredita que sendo uma pessoa autêntica poderá se destacar em um mundo onde todos pensam que fazer o que os outros fazem é o melhor a fazer.

Leia a entrevista "Por que a Netflix é parecida com a série Stranger Things”, com texto de Eduardo Salgado e imagem de Germano Luders, publicada na revista Exame, e aprenda um pouco mais sobre a importância da autenticidade.



*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************







* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: