segunda-feira, setembro 25, 2017

"A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual. É emocional."




Por Alexandre Barreto *


Você já parou para pensar quantas horas de sua vida já utilizou planejando fazer alguma coisa, mas na hora de começar, abandonou a missão? Não se desespere e nem se sinta culpado. Isso é mais comum do que você imagina.

Desistimos de fazer algo por acharmos que não vamos conseguir. Acreditamos que com a desistência, evitamos desperdiçar nosso tempo. Desistimos de fazer algo por não nos sentirmos seguros para ir em frente.

Desistimos de fazer algo quando percebemos que pessoas que já realizaram o que desejamos fazer começaram há muito tempo atrás. Desistimos de fazer algo quando as pessoas com quem iríamos fazer algo juntos desistem.

Há muitas outras razões para desistir. E não vou resumir isso a explicações do tipo "os fortes conseguem" e "os fracos desistem." Não vou sequer tentar explicar os motivos e as consequências de desistirmos. Prefiro focar na possibilidade que existe de se realizar algo que desejamos.

No TedTalk "As primeira 20 horas - Como aprender qualquer coisa", Josh Kaufman em menos de 20 minutos fala como descobriu uma forma de lidar com obstáculos para aprender novas habilidades. É uma reflexão que ele fez a partir de sua busca. Não é uma receita infalível, nem serve para tudo e para todos os contextos. Mas dá boas pistas para quem anda querendo aprender coisas novas e está com dificuldade. Josh afirma: "a maior barreira para aprender algo novo não é intelectual. É emocional." Assista, vale a pena. Aprendi muito.



*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************







* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: