quarta-feira, agosto 09, 2017

"A Rocinha que tem alma é que dá exemplo para o Rio de Janeiro e para o Brasil. É isso que eu pude ver hoje"




Por Alexandre Barreto *



Dois dias atrás, o jornalismo da Globo recebeu duas indicações ao prêmio Emmy International 2017. Uma delas foi na categoria Atualidade, na qual o Globo Repórter foi indicado pelo programa "Arte como passaporte". Essa indicação não é apenas o reconhecimento da qualidade da reportagem, mas também uma evidência do quanto cresce no mundo a percepção de que a arte é uma importante aliada do desenvolvimento.

Hoje foi ao ar no programa RJTV 1ª EDIÇÃO no Rio de Janeiro a matéria "Jovens instrumentistas da Rocinha encontram maestro João Carlos Martins". A dica do programa foi postada pelo querido amigo Rodrigo Belchior, educador e coordenador da Orquestra de Câmara da Rocinha (leia matéria sobre o trabalho dele "uma vida afinada com educação"). Ao ver as imagens, lembrei dos dias em que acompanhei o trabalho de estruturação da orquestra. A sala é a mesma, mas os alunos cresceram. Sua evolução musical é notável. Fiquei emocionado ao assistir aqui da Amazônia, pela web, este lindo encontro. E a emoção, não foi só minha. João Carlos Martins também ficou emocionado:

"eu me emociono porque não é a Rocinha que de vez em quando você vê na televisão. É a Rocinha que tem alma. E a Rocinha que tem alma é que dá exemplo para o Rio de Janeiro e para o Brasil. É isso que eu pude ver hoje".

Uma orquestra, assim como a carreira musical de um músico, não é fruto somente de talento, muito menos fruto de milhares de workshops, webinars e cursos que se multiplicam na internet prometendo ensinar "métodos para o sucesso". Uma orquestra é fruto de muito estudo, muita disciplina, muita perseverança. Por isso o incansável professor Rodrigo Belchior fala todos os dias: "tem que ensaiar". 






Danielle Rodrigues e o maestro João Carlos Martins


Quem convive com jovens que estudam música, seja na Escola de Música da Rocinha, seja na Orquestra de Cordas da Grota, seja no AfroReggae e tantos outros projetos, sabe que aqueles que se dedicam, começam a avançar. Muitos tornam-se profissionais das artes. É o caso de Danielle Rodrigues. Começou como aluna na Escola de Música. Hoje é professora, integrante da Orquestra de Câmara da Rocinha, integrante do Coral da Escola de Música da Rocinha, dá aulas particulares de flauta e ainda está fazendo a faculdade de música.

Tanta dedicação não significa necessariamente sofrimento. É fundamental deixar a sensibilidade fluir. Deixar o prazer fluir. O mestre João Carlos Martins lembrou os alunos da Orquestra de Câmara da Rocinha, que é patrocinada pela Repsol Sinopec Brasil: " música se faz com a disciplina de um atleta e com a alma de um poeta".



Veja mais abaixo a campanha que o coral da Escola de Música da Rocinha está fazendo. Participe!


*************************************


Assista "Jovens instrumentistas da Rocinha encontram maestro João Carlos Martins" no RJTV 1ª EDIÇÃO (Globosat)

Conheça a Escola de Música da Rocinha. Acompanhe sua página no Facebook.

Assista o trailer oficial de "João, O Maestro" - Coprodução Canal Brasil

Programa "Arte como passaporte" do Globo Repórter

Leia "Uma vida afinada com educação" no jornal O Globo





*************************************


Coral da Escola de Música da Rocinha precisa da sua ajuda para participar do Festival de Coros de Alagoas. Participe!


Há 22 anos, o Coral Infanto-juvenil da Escola de Música da Rocinha vem atendendo crianças e jovens da Rocinha e de outras comunidades próximas, como Vidigal, Parque da Cidade e Vila Canoas.

Esta ação cumpre o papel de contribuir para a formação geral dos alunos, possibilitando o acesso ao estudo da Música e aumentando suas chances de obterem bom rendimento na escola regular.

O grupo trabalha com repertório variado que engloba tanto a música popular quanto a erudita, tendo participado de diversos festivais e apresentações.

No dia 08 de julho, o Coro Infanto-Juvenil participou de um Concerto no Teatro Gonzaguinha- RJ como convidados, por ocasião do último curso do "Observatório Coral". Vídeos da apresentação do coro da EMR foram divulgados nas mídias sociais e, com isso, recebemos um convite para o Festival de Coros de Alagoas/Maceió que se realizará em setembro (2017). O convite foi aceito e a Escola estará se apresentando com 02 coros, o infanto-juvenil e o juvenil.

Estamos lançando uma campanha no Facebook que tem o intuito arrecadar o valor necessário para a compra das passagens de ida e volta do coro. Estimamos que a quantia de R$ 50 000,00 (cinquenta mil reais) seja o suficiente para que todos os 50 envolvidos na viagem possam ir com tranquilidade, integrantes dos coros e monitores.

Ajude a EMR compartilhando a publicação.

A doação pode ser feita através de depósito bancário pela conta a baixo ou na própria EMR
Para maiores informações entre em contato com o número: 21 3322-6358 ou pelo email: em.rocinha@gmail.com

BANCO DO BRASIL
Agência 5975-7
Conta Poupança: 2572-0 (variação 51)
CNPJ 02.044.699/0001-17
Associação Cultural Professor Hans Ulrich Koch





*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************







* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: