quinta-feira, julho 30, 2015

Anísio Campos e Raquel Valadares: dois exemplos de profissionais de carreiras artísticas e criativas




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Assisti no sempre excelente Canal Brasil o filme "HOMEM-CARRO - Anísio Campos em um filme de Raquel Valadares". Filme lindíssimo. 

Raquel Valadares fez uma obra de arte como poucas pessoas são capazes de realizar e simultaneamente dá uma aula de humanidade. Mostrou uma sensibilidade tão grande quanto sua coragem de abrir para o mundo o seu mundo de afetos. E foi muito generosa ao disponibilizar neste filme a experiência de podermos conhecer o fascinante Anísio Campos, um excelente profissional de carreira criativa.

Vejam a sinopse do filme:

"Anísio Campos é um designer de carros responsável pela criação de mais de quinze automóveis entre 1960 e 1990. Estes carros, conhecidos no Brasil como “carros especiais”, foram criados de forma quase artesanal. As mãos de Anísio fizeram maravilhas sobre rodas. A princípio, pode-se dizer que aos oitenta anos de idade, Anísio Campos não tem mais nada para realizar, a não ser deixar seu apartamento em ordem. Todos os seus arquivos, que ele armazena desde o começo de sua carreira, estão deixando-o louco. A filha de Anísio, Raquel Valadares, diretora de Homem-Carro, aceita a tarefa de organizar todos os arquivos. Ao fazê-lo, Raquel passa a conhecer histórias sobre a vida de seu pai e seus carros. Histórias que merecem ser contadas. Ao evocar as memórias frágeis de seu pai, Raquel tenta compreender um passado, quando o sonho de uma indústria automobilística brasileira parecia possível, e um presente, quando tal sonho já faz parte do passado. Conduzindo Anísio em diversas viagens em busca de suas memórias, Raquel promove o encontro de um artista com suas obras, em uma experiência tocante e duradoura que nos faz repensar nossos próprios sonhos".



Vá até o site do filme e pesquisa mais sobre esta carreira criativa.




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Um comentário:

AUGUSTO JANISCKI JUNIOR disse...

Olá amigos , também fiquei surpreso com a qualidade narrativa e com a fotografia do documentário.
Parabéns a Raquel !!