quinta-feira, fevereiro 26, 2015

O conhecimento de Relações Públicas pode contribuir para a gestão da imagem artística







Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com



Em 2012, uma estudante do curso de Relações Públicas entrou em contato comigo pois necessitava informações. Estava iniciando uma monografia. Na época achei interessante que alguém desta área estivesse iniciando um diálogo com a arte, com a produção cultural.


Esta ex-estudante, agora formada, entrou novamente em contato comigo e me falou que aquela monografia deu origem ao seu primeiro livro, o qual tenho um grande prazer de apresentar aqui no blog.







Kátia Mendes Barros é bacharel em comunicação social com habilitação em relações públicas e técnica em turismo. Numa adaptação do seu trabalho de conclusão de curso, publica seu primeiro livro em que foca as técnicas de relações públicas como base para o planejamento da comunicação e da imagem do artista da música.

Este estudo recebeu a primeira colocação, em sua categoria, no 31º prêmio de projetos experimentais e monografias da Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo (ABRP-SP), e agora em livro, torna-se modelo teórico e prático para estudantes, profissionais, administradores, empresários, produtores, músicos e artistas em geral conhecerem um novo olhar sobre o universo da comunicação social e suas aplicabilidades no vasto campo artístico e cultural.

Nesta noite de lançamento, a autora promoverá uma interação dinâmica com o público por meio de histórias que sucederam para a publicação deste livro.


LANÇAMENTO E NOITE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO:
A imagem artística sob o olhar das relações públicas
Livraria Cultura Paço Alfândega
Auditório - Mezanino
Rua Madre de Deus, s/n, Recife-PE
Tel.: 2102-4033
05 de março às 19h


Mais informações sobre o livro:


A atividade de relações públicas possui grande relevância no ambiente corporativo, havendo diversos estudiosos da área já provado sua importância e seu valor na comunicação entre a empresa e seus públicos. Possui diferentes frentes de atuação, inclusive no que se refere ao planejamento da comunicação de pessoas públicas, área ainda pouco explorada pelo relações-públicas, mas bastante promissora e significativa, tendo em vista que sua missão primordial é construir, consolidar e preservar a boa imagem. Os músicos, cada vez mais em evidência na mídia graças aos avanços tecnológicos, atingiram mais autonomia no que diz respeito ao gerenciamento de suas carreiras. Mas o que muitos ainda não perceberam é que essa exposição acelerada também reflete em sua imagem como artista. Dessa forma, vamos tratar diferentes assuntos sobre a área cultural e musical, focando a importância das técnicas de relações públicas no planejamento da imagem artística.


A comunicação tornou-se um dos grandes avanços da sociedade nos últimos tempos. As relações humanas intensificaram-se, e o contato veloz e simultâneo por meio da tecnologia da informação também modificou nossos hábitos de vida – e, com isso, repercutiu também sob a ótica do consumo da cultura em nosso país.


Na música, não foi diferente. Hoje, o artista torna-se conhecido, em questão de segundos, nos diversos lugares do mundo. E isso requer planejamentos constantes de profissionais que o auxiliem nessa jornada, a fim de estabelecer no mercado uma boa imagem e reputação. Repetimos: uma (boa) imagem!
No livro, serão apresentados a importância do profissional de relações públicas como gestor principal nesse processo, identificando as possibilidades e as técnicas fundamentais no campo artístico musical, suas aplicabilidades nessa área, a correlação entre relações públicas e imagem artística; a influência de aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que estão inter-relacionados com a formação da identidade e imagem do artista; a situação do mercado das relações públicas na gestão da imagem de músicos e como deve ser o perfil desse profissional para a atuação nessa área específica.



************************************

Alê Barreto é administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, blogueiro, professor e palestrante. Concluiu sua formação em gestão de cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.


Alê Barreto gosta de desafios. Isso faz com que esteja aberto a convites, à novas oportunidades e a trabalhar em diferentes lugares.

Atualmente reside no Rio de Janeiro, é um dos gestores do Grupo Nós do Morro na comunidade do Vidigal e responsável pela implantação da área de Produção Cultural na Escola de Música da Rocinha.


+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: