terça-feira, julho 22, 2014

Nova pesquisa da MTV traz informações importantes para atingir o público jovem




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muitos produtores e artistas acham que "sabem" o que o "mercado" busca. Este achismo leva a muitos erros de estratégia na condução de uma carreira artística.

O "achismo" alimenta clichês do tipo "a banda precisa cair na estrada, fazer shows, para formar público". Será mesmo que é por aí?

Há poucos dias fiquei sabendo que a diretora de pesquisa da Viacom, Adriana Pascale, iria apresentar no dia 17 de julho no YouPix, evento de cultura digital e internet que acontece em São Paulo, a pesquisa "MTV: 2020", que buscou compreender como os jovens vem consumindo conteúdo musical e suas aspirações em relação ao próprio futuro.

Nesta notícia, foi divulgado que:

- para 65% dos pesquisados, é rotineiro ouvir música e assistir a videoclipes pelas mídias sociais;

- 64% dos jovens ainda ouvem música no rádio;

- 56% dos entrevistados declaram que já compareceram a um show;

- 48% já esteve em algum festival de música.

Leia mais na revista Meio & Mensagem.

Então, sair por aí ansioso querendo fazer shows toda hora, é a melhor estratégia?

Torço para que a Adriana Pascale disponibilize a pesquisa na internet, para que mais pessoas aprendam com o estudo da Viacom.


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.


Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: