sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Gestão cultural é uma nova profissão? Gestão cultural se ensina?



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com

A imagem acima é do professor Alfonso Martinell Sempere durante o painel 3 do Encontro Internacional sobre Formação em Gestão Cultural, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo.


Sua apresentação fala sobre uma questão muito contemporânea: a tensão que existe entre as pessoas que exercem a gestão cultural na prática e as pessoas que estudam e pesquisam a gestão cultural.







Vejam que depois de 30 anos lecionando (no Brasil, o surgimento desta formação é muito recente), ele afirma:

"(...) eu não estou convencido de que o meu melhor aluno do curso de mestrado seja o melhor gestor cultural logo depois do curso e também não estou convencido de que pessoas sem formação com gestão cultural não possam desempenhar uma boa gestão cultural".


Esta fala nos traz uma boa dica sobre a necessidade de refletirmos sobre nossa própria condição.


Assista o painel na íntegra. Há também um excelente conteúdo nas apresentações do professor José Teixeira Coelho (
Observatório Itaú Cultural - Curso de Especialização em Gestão Cultural e Roberto Guerra (Escuela de Gestores y Animadores Culturales - EGAC)






Assista também o painel 2 com apresentações de Andrea Fantoni (Centro Latinoamericano de Economía Humana - CLAEH), Dennis de Oliveira (Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos CELACC - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação Universidade de São Paulo - USP) e Kátia de Marco (coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Cultural - Universidade Candido Mendes - UCAM).






******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Um comentário:

Unknown disse...

Estou muito interessada nos cursos de produção cultural. .Gostaria de saber quando terão eventos do tipo.
Nome: Thais Pinheiro Lana Almeida
Cidade: Belo Horizonte
E-mail: thais.lanna@yahoo.com.br