quinta-feira, janeiro 30, 2014

Conheça o livro "Direito e Cultura – Aspectos jurídicos da gestão e produção cultural"




Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Em 2011, quando fiz o curso do Romulo Avelar (ver o site http://www.oavessodacena.com.br/), ele falou que estava para sair um excelente livro sobre direito, relacionado às questões culturais.


Pois o livro já saiu. Trata-se do "Direito e Cultura – Aspectos jurídicos da gestão e produção cultural".

Segundo informações do site do projeto, "esta obra trata dos diversos campos do Direito aplicados à cultura. Inicia-se por um passeio pela evolução da história dos direitos culturais e em seguida discorre sobre temas práticos voltados especialmente para artistas, produtores culturais e empresários atuantes na área, como direitos autorais e de imagem, marcas, leis de incentivo à cultura, licenciamento de eventos, trabalho de artistas estrangeiros, organização de pessoas jurídicas com finalidades culturais, contratos e obrigações, convênios com o Poder Público, licitações e aspectos tributários das atividades culturais. O livro é fruto da experiência e de debates coletivos de seus autores, oriundos da prática diária do Direito do Entretenimento no escritório Drummond & Neumayr Advocacia".


É muito positivo ver que estamos nos organizando no Brasil.


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.

Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: