terça-feira, agosto 20, 2013

Roteiro de articulação, mobilização e captação de recursos: quais são as minhas necessidades?


Imagem do site do Banco Central





Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Atualizei o roteiro publicado anteriormente e vou publicá-lo novamente em capítulos.


Passo 1 - Quais são as minhas necessidades?


É comum acharmos que o primeiro passo para articulação, mobilização e captação de recursos é fazer um orçamento.

Fazer um orçamento, num primeiro momento, significa que estamos pensando em comprar produtos e contratar serviços. Contudo, muitas vezes a compra de produtos e a aquisição de serviços não é a questão central.

questão central para articulação, mobilização e captação de recursos é entendermos quais são as nossas necessidades.

Exemplos da diferença entre "pensar em comprar", "pensar em adquirir serviços" e "entender uma necessidade".


Pensar em "comprar":

"Preciso comprar um carro e colocar gasolina para poder ir me apresentar em outra cidade"

Isso significa que preciso conseguir R$ 27.690,00 para comprar um carro popular (exemplo: Nissan March 2014 1.0 ) e depois calcular a quilometragem que vou percorrer, para calcular quanto vou precisar de dinheiro para comprar combustível. 

Você já percebeu que a conta é alta.


Pensar em adquirir serviços:

"Preciso comprar uma passagem de ônibus para poder ir me apresentar em outra cidade".

Isso significa que tenho que entrar no site da empresa concessionária da rodoviária da cidade em que me encontro e ver o preço da passagem para calcular quanto vou gastar de ida e volta (exemplo: 1 passagem de ida e 1 passagem de volta no trecho Rio de Janeiro/São Paulo, em ônibus leito, pela Auto Viação 1001 custa 2 x R$ 166,00 = R$ 332,00).

Você já percebeu que ficou mais acessível. Antes eu precisava R$ 27.690,00. Agora eu preciso R$ 332,00.


Entender uma necessidade

"Preciso transporte para ir me apresentar em outra cidade".

Isso significa que a minha necessidade é transporte. Isso me amplia a visão.


Quantas formas de transporte existem para ir até outra cidade?

- carona;
- ônibus intermunicipal;
- alugar um carro;
- alugar uma van;
- conseguir uma doação em dinheiro com o fim de adquirir uma passagem de ônibus;
- fechar um acordo de apoio com uma empresa para obter a passagem na forma de permuta;
- etc.


Resumindo: 

Entender uma necessidade me ajuda a não desperdiçar tempo ou ficar angustiado pensando que não tenho dinheiro. 

O foco do raciocínio inicial de articulação, mobilização e captação de recursos é entender quais são as necessidades.




Ficou interessado?

Envie e-mail para alebarreto@gmail.com e receba mais informações.




************************************



Alê Barreto (ou Alexandre Barreto) é administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, blogueiro, professor e palestrante. Concluiu sua formação em gestão pública em cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Gosta de desafios. Isso faz com que esteja aberto a convites, à novas oportunidades e a trabalhar em diferentes lugares. 
Saiba mais

Atualmente reside no Rio de Janeiro, é um dos gestores do Grupo Nós do Morro na comunidade do Vidigal e responsável pela implantação da área de Produção Cultural na Escola de Música da Rocinha.

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: