segunda-feira, agosto 05, 2013

Estratégia de comunicação criativa: O Rappa participa de bate-papo com convidados relembrando sua história com transmissão ao vivo pelo Google + e Youtube




Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com



Meses atrás, falei de uma estratégia de comunicação dos amigos da banda Ultramen. Hoje vou falar também de uma outra excelente estratégia de comunicação criativa, que aproveita as novas tecnologias.
Na terça 6 de agosto O Rappa lança o segundo single "Auto-Reverse" e inicia a pré-venda do seu novo álbum. Para ativar a comunicação, foi planejado um bate-papo com convidados para relembrar a história da banda, com música ao vivo, direto do estúdio Toca do Bandido.








Se você tem uma banda e parceiros no seu estúdio, lance mão também desta tecnologia. Contudo, existem alguns cuidados necessários. Aprendi isso com o Bruno da Noize com quem mantive comunicação, pois estou fazendo a produção executiva da participação do Guti Fraga, um dos fundadores do Nós do Morro e atual presidente da Funarte através do hangout.


Anote as dicas de produção executiva de participação no hangout (muitas servem para outras plataformas de comunicação online)

Crie um perfil no Google+ - só acessar http://plus.google.com e seguir os passos. Você pode usar seu endereço do gmail para criar a conta.

Conexão de internet - teste da sua conexão através do link http://www.rjnet.com.br/3velocimetro.php . Clicar em "Iniciar o Teste". O ideal é que a Velocidade de Download esteja próximo a 2MB e de Upload próximo a 1MB.
Computador - computador com webcam, microfone e fone de ouvidos, para que o som das caixas de som não realimentem o microfone, dando um efeito de eco. Caso seu computador não tenha microfone, você pode usar um daqueles fones que possuem microfone embutido.


Local - para que sua imagem não fique muito escura, é importante que você esteja num local o mais bem iluminado possível. Aconselhamos que principalmente seu rosto fique bem iluminado, e que não tenha uma fonte de luz muito forte no atrás de você, para não contrastar com a iluminação do seu rosto. Para o enquadramento da webcam, é legal que você apareça do topo da cabeça até o meio do peito, aproximadamente, e que fique centralizado na tela.
Informações do participante - passe para a assessoria de comunicação do evento as informações sobre o histórico do participante (currículo, release, links com últimas notícias, etc.).



Segue abaixo informações do release oficial do evento.
O Rappa lança segundo single “Auto-Reverse” nesta terça-feira, dia 06, e inicia pré-venda do novo álbum
Na segunda-feira, 5 de agosto, às 21h, banda participa de bate-papo com convidados relembrando a história d’O Rappa, com música ao vivo. O Hangout será transmitido ao vivo pelo Google+ e YouTube

O Rappa, maior grupo de pop rock do Brasil, lança o segundo single de seu novo álbum “Nunca tem fim...” nesta terça-feira (06), com pré-venda física e por meio do iTunes a partir de 05 de agosto. A música “Auto-Reverse”, produzida por Tom Saboia e masterizada por Stephen Marcussen, fala sobre acreditar no seu próprio potencial no meio do caos urbano. Em um dos trechos da canção, estão os versos “Nós estamos na linha do tiro / Caçando os dias em horas vazias / Vizinhos do cão / Mas sempre rindo e cantando / Nunca em vão”. Dirigido pelo premiado Mauricio Eça, o videoclipe do single foi gravado em julho em comunidades cariocas e em Fernando de Noronha, com a participação do rapper Dexter, e será lançado até o final de agosto. “Nunca tem fim...”, com capa ilustrada por Mike Deodato Jr., chega às lojas no dia 03 de setembro.
O Rappa faz hangout com convidados nesta segunda-feira, dia 05, às 21h

Prestes a lançar novo álbum de estúdio, a banda formada por Falcão, Lobato, Xandão e Lauro vai reunir diversos amigos que fizeram parte de sua trajetória e convidá-los a voltar no tempo através das músicas que marcaram esta história. O bate-papo acontece na segunda-feira, 5 de agosto, a partir das 21h, e será transmitido ao vivo pelo canal d’O Rappa no YouTube (http://youtube.com/oficialorappa) e na página da banda no Google+ (http://bit.ly/1ck3X8O).

O evento será transmitido direto da Toca do Bandido, estúdio criado no Rio de Janeiro pelo produtor Tom Capone, que trabalhou com O Rappa em diversos projetos. Conduzido por Edgar Picolli, o hangout terá a participação de convidados como Sérgio Affonso, presidente da Warner Music Brasil; Constança Scofield, viúva de Tom Capone e proprietária do estúdio; Tom Sabóia, produtor do novo álbum; Silvio Essinger, escritor e jornalista; entre outros.




O Hangout Nação O Rappa é uma realização Noize Fuzz, com produção da Warner Music Brasil.Co-produção: Casa do Show. Apoio: Estúdio Toca do Bandido.

A Grudaemmim assina a estratégia digital da banda.


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, diretor de produção e produtor executivo, possui competências tanto para organização de eventos e direção de produção como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos. Sua ação pioneira de compartilhar suas experiências práticas têm contribuído para a organização e desenvolvimento de setores criativos brasileiros. Criador do blog “Produtor Cultural Independente”, ativo desde 2006, possui diversos textos citados e recomendados em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. 

Seu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, já foi acessado por mais de 22.000 pessoas e rendeu-lhe convite para cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil e a indicação em 2013 ao Prêmio Dynamite de Música Independente (SP).

Nenhum comentário: