terça-feira, junho 25, 2013

A melhor hora para começar a fazer é agora

Eu e minha namorada Ana Virginia, assessora do Ministério Público do Acre 
e produtora cultural em Rio Branco. Sua vinda ao Rio de Janeiro com a sua mãe, a querida Dona Dora, são lindos presentes de aniversario!


 
Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com

 
Nesta semana, dia 28 de junho, estou de aniversário. Faço 41 anos. Sempre no período do meu aniversário, penso sobre como ocupo o tempo da minha vida. Falei sobre isso há poucos dias num encontro promovido pelo Grupo PET Conexões de Saberes, da graduação em produção cultural do IFRJ - Campus Nilópolis.

Diferente do que muita gente imagina, eu não tenho a "fórmula do uso do tempo". Nem acredito que exista esta fórmula. 

Tenho certeza que devem existir milhares de aplicativos para gerenciar o tempo em smartphones, tablets, computadores, os quais vão além das fórmulas.  Ajudam a registrar os históricos das nossas ações e ajudam na previsão e planejamento futuro. Todos são úteis. Tão úteis quanto dois hábitos que desenvolvi e que me ajudam a utilizar melhor o meu tempo: tomar notas sobre os acontecimentos da minha vida e refletir sobre estes acontecimentos.

Uma das reflexões que faço é sobre "a hora de começar a fazer". Em minha formação, há inúmeros momentos em que pessoas mais experientes me aconselharam a esperar, antes de fazer algo que eu estava pensando fazer. "Aguarde o melhor momento". "Não está na época ainda, espere um pouco". As pessoas não estavam erradas. E nem certas. As pessoas que aconselhavam isso, faziam o mesmo que eu, você ou qualquer outra pessoa faz. Geralmente procuramos mostrar aos mais jovens que as coisas que desejamos fazer podem ser feitas em momentos mais favoráveis, momentos mais oportunos. Nada mais sensato do que isso. O único problema é que os conselhos são dados como se alguém tivesse certeza sobre tudo que pode acontecer na vida de alguém no futuro. E esta certeza, não temos.

Então, se você está pensando em fazer algo no tal do "momento certo", pense também que temos uma grande afinidade com o conforto. Não estou falando de luxo. Estou falando de conforto. Conforto é fazer tudo com segurança, tranquilidade e comodidade. E nem sempre fazer as coisas com conforto que idealizamos é a melhor coisa a ser feita.

Quem aguarda anos até que consiga um patrocínio para lançar um livro, para gravar sua música, para encenar o seu espetáculo, faz tudo isso e mais um pouco com bastante conforto. Mas corre o risco de nunca realizar ou realizar muito menos do que tem capacidade de fazer.

Nesta perspectiva, "esperar o melhor momento" pode ser uma grande armadilha. Podemos ficar anos a fio aguardando e este dia não chegar. Como será que iremos nos sentir se a melhor hora não chegar e nos dermos conta que não temos mais tempo em nossa vida para isso?

Por isso, eu sempre digo para todo mundo que me procura nos cursos, me envia e-mails, me envia mensagens via facebook: a melhor hora para começar a fazer é agora. Esqueça a cobrança excessiva que você faz com você mesmo, sempre desejando perfeição, ausência de falhas e sucesso imediato em tudo que inicia.

Eu promovo cursos e às vezes preciso mudar datas. Eu trabalhei em projetos sociais que tinham uma proposta conceitual diferente do que acontecia na prática. Eu faço reuniões que muitas vezes não resultam em trabalhos ou projetos. Eu acreditei em muitos amigos e nem todos foram tão amigos quanto pensei que eram. Estes e outros fatos não são fantasmas do passado que me assombram, pois independente de todos os resultados terem sido os que eu desejava, eu fiz algo que pouca gente faz: decidi fazer e realizei.

Então, se você tem uma ideia aguardando para se tornar realidade, lembre: a melhor hora para começar a fazer é agora :)

Você também pode estudar estas e outras dicas práticas nos cursos  da Maratona Produtor Cultural Independente prevista para os dias 06 e 07 de julho na AGS Meeting Place em São Paulo. Veja como participar em nossa loja virtual http://produtorindependente.loja2.com.br/

Promoção: pagando 01 (uma) inscrição para qualquer um dos cursos oferecidos, você tem direito a levar um acompanhante para estudar junto com você no mesmo curso!



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, diretor de produção e produtor executivo, possui competências tanto para organização de eventos e direção de produção como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos. Sua ação pioneira de compartilhar suas experiências práticas têm contribuído para a organização e desenvolvimento de setores criativos brasileiros. Criador do blog “Produtor Cultural Independente”, ativo desde 2006, possui diversos textos citados e recomendados em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. 

Seu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, já foi acessado por mais de 22.000 pessoas e rendeu-lhe convite para cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil e a indicação em 2013 ao Prêmio Dynamite de Música Independente (SP).

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: