quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Revista Observatório Itaú Cultural estimula a reflexão sobre a arte como objeto de políticas públicas



Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



Recebi hoje pelo correio do Instituto Itaú Cultural duas publicações muito bacanas. Vou neste post falar de uma delas: a Revista Observatório Cultural.

No texto "Aos leitores", Eduardo Saron, superintendente do Instituto Itaú Cultural desde 2002, inicia a apresentação dos conteúdos do 
nº 13 da revista com a seguinte abordagem:

"Esta edição da revista Observatório Itaú Cultural nos convida a pensar a arte como objeto de política pública no campo da cultura. Habitualmente abordada e discutida pelo viés da criação ou da fruição, a arte é aqui analisada enquanto atividade cultural que, tal qual outra, necessita de condições favoráveis para desenvolver-se e consolidar-se como campo estruturado e dinâmico. Acreditamos que essas condições só podem ser plenamente alcançadas se forem fruto de uma política pública, se tiverem, portanto, permanência e continuidade".

Achei muito pertinente estas palavras. Elas demonstram uma visão ampliada do que geralmente pensamos sobre a arte. Muitas pessoas oriundas de cursos de comunicação, produção, gestão cultural e artes ainda pensam a arte somente pelo viés da criação ou da fruição e produzem textos, monografias e teses somente falando sobre a importância de se ter liberdade para a criar. Concordo que é fundamental a liberdade para criar. Contudo, raras vezes algum pesquisador no Brasil ocupa o seu tempo em buscar entender a complexidade que envolve as atividades artísticas, suas dinâmicas, tensões e fatores que contribuem para que se construa uma sustentabilidade que permita liberdade para alguém poder se dedicar a criação.

Nesta publicação, que conta com a 

edição de Josiane Mozer, Tatiane Reghini Mattos, Selma Cristina Silva, 

produção editorial de Cybele Fernandes e Melissa Contessoto, 

revisão de textos de Nelson Visconti e Rachel Reis, 

projeto gráfico de Jader Rosa, 

design do Estúdio Lumine 

e colaboração de Ana Angélica Albano, Ana Letícia Fialho, Dilma Fabri Marão Pichoneri, Fabio Cypriano, Francisco Alembert, George Kornis, Ilana Seltzer Goldstein, Isaura Botelho, Liliana Rolfsen Petrilli Segnini, Marcia Tosta Dias e Sérgio de Carvalho,

você vai encontrar diversos olhares sobre a arte como objeto de políticas públicas.


Para quem constantemente busca informações para elaborar estratégias para ocupar seu tempo de trabalho com a arte, aconselho a leitura do artigo "Música, Dança e Artes Visuais: aspectos do trabalho artístico em discussão", escrito por Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.


Leia a revista acessando este link



****************************************************************************************

Alteração de datas nos cursos em São Paulo (SP)

Devido a colisão de compromissos em minha agenda, os cursos inicialmente previstos para os dias 9 e 10 de março serão transferidos para 13 e 14 de abril.

Estou criando um novo blog, em parceria com a produtora Waleska Ávila (SP), para fornecer maiores informações.

Quem já tiver efetuado sua inscrição na loja virtual http://pupurricultural.loja2.com.br/, considere que a matrícula do sábado 9 de março está automaticamente transferida para 13 de abril e a matrícula do domingo 10 de março está automaticamente transferida para 14 de abril.

Em função da alteração de data, a promoção de inscrição com desconto vai até 22 de março.

Dúvidas e informações, envie e-mail para alebarreto@gmail.com


****************************************************************************************

Workshop em Salvador dia 23 de março (SP)

Veja mais informações com Carine Andrade acessando o link deste blog



****************************************************************************************

Lista de interessados para novas turmas no Rio de Janeiro (RJ)

Quer participar dos cursos do Programa Produtor Cultural Independente? Envie um e-mail manifestando o seu interesse para alebarreto@gmail.com e entre para a lista de interessados.



****************************************************************************************



*Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras, e do projeto Rio em Rede, uma parceria entre o Observatório de Favelas e o Instituto Avon.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: