segunda-feira, outubro 15, 2012

Filme documentário "O Rosto no Espelho" investiga a relação entre os movimentos culturais de hoje e a transformação social



Por Alê Barreto



Muita gente escreve e debate as relações entre os movimentos culturais e a transformação social.

No campo da cultura, há os que defendam que a cultura (necessariamente) tem relação direta com a transformação social. Há os que defendam que a cultura não tem obrigação de estimular mudanças sociais. Com ou sem obrigação, as ações culturais provocam transformações na sociedade?





Para quem se interessa pelo assunto, já está disponível no youtube o filme 
"O Rosto no Espelho (Brasil, 2009)", documentário de Renato Tapajós que investiga a relação entre os movimentos culturais de hoje e a transformação social, revelando um Brasil profundo e multicultural. O filme foi rodado em vários lugares, em diferentes grupos culturais. 

A parte que fala das experiências do Nós do Morro mostra imagens da banda "Meninas do Nós", depoimento de atores, depoimento da Luciana Bezerra, aluna do Nós do Morro que se tornou diretora de cinema, um depoimento da Zezé Silva, diretora do Nós do Morro (raro, ela não costuma dar entrevistas) e um depoimento meu, que na época era administrador e produtor do Grupo.

Assista o filme





**************************************************************************









Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

No Rio Grande do Sul, trabalhou com artistas independentes, shows nacionais, festivais internacionais e como prestador de serviços da Opus Promoções. Criou em 2006 o blog "Produtor Cultural Independente". Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante e lançou o livro "Aprenda a Organizar um Show" no portal colaborativo Overmundo, já baixado por mais de 20.000 pessoas.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão CulturalMinistra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, parceria do Observatório de Favelas e Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, que tem patrocínio da Petrobras.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: