quarta-feira, agosto 22, 2012

Como entender o mercado: conheça a ASTA, um negócio social que promove redes e trabalha para transformar a vida das produtoras do bem




Por Alê Barreto alebarreto@gmail.com
@Alebarreto


Se você é artista, produtor, técnico ou profissional de qualquer área criativa, existe uma grande probabilidade de você já ter percebido que comercializar produtos culturais não é simplesmente criar algo e colocar à venda.


Mas talvez você não tenha percebido ainda que comercializar também se aprende. Se aprende a planejar um negócio. Se aprende a entender como funciona o ciclo básico da economia (demanda x oferta). Se aprende o que é distribuição. Se aprende o que é venda direta. Se aprende o que é marketing. E principalmente se aprende que tudo aquilo que nos propomos a aprender nos transforma. Inclusive em pessoas criativas capazes de planejar e gerenciar negócios.

Sim, criativos são bons de negócio. A artista da foto acima é a Ana Lúcia, especialista em fuxico. Ela é boa de negócio. Assisti ela falar hoje no TEDxJardimBotânico sobre seu aprendizado. Falou carregada de felicidade do seu crescimento. Falou sobre a conquista dos seus primeiros R$50,00 com o fuxico e sobre a conquista posterior de conseguir faturar em um mês R$ 2.000,00.

Além de criativa e empreendedora, é generosa. Fez questão de falar para a platéia que seu aprendizado foi fruto do encontro com Alice Freitas, fundadora da ASTA, um negócio social que promove redes e trabalha para transformar a vida das produtoras do bem.




Poucas vezes vi um empreendedor ter a coragem de Alice. Contou a história da ASTA sem romantismo. Falou das conquistas, mas de forma muito honesta falou também dos obstáculos, das incertezas e das fragilidades. Alice também falou sobre as melhorias que ocorreram no empreendimento a partir do ingresso de pessoas na equipe que possuiam experiências em áreas comerciais e varejo. Não lembro o nome de todas as pessoas, mas Alice, assim como Ana Lúcia, foi generosa. Citou os nomes de todas as pessoas que participaram desta construção.

Entre no site da ASTA http://www.asta.org.br/ e conheça um empreendimento social que já criou a primeira rede de venda direta de produtos do bem do Brasil.


Tenho certeza isso irá ampliar a sua noção sobre o mercado e sobre as possibilidades que existem para viabilizar suas ações.



**************************************************************************






* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.

É um profissional empreendedor. Gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites. Está sempre aprendendo. Saiba mais

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: